Esse site utiliza cookies
Inteligência Artificial é tema de palestra no auditório da reitoria
Nesta segunda-feira, 11 de setembro, foi realizada a palestra ''Case de Sucesso: A experiência do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás''. A palestra foi ministrada pelo professor Anderson Soares, do Instituto de Informática da UFG e referência brasileira em inteligência artificial.
O evento, organizado pelos programas de pós-graduação em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS) e Desenvolvimento Regional (PPGDR) e com apoio das fundações de amparo à pesquisa no Tocantins, teve como objetivo estimular o desenvolvimento de estudos nessa área no estado tendo como base o exemplo do centro criado na UFG.
Durante a palestra, o professor Anderson expôs alguns dos produtos desenvolvidos pelos discentes do Centro de Excelência em Inteligência Artificial e o retorno que eles trouxeram para a sociedade e para a própria instituição. Dentre os exemplos citados, está o trabalho “Predição de complicações em diabéticos para aprimoramento de cuidados preventivos”, premiado internacionalmente.
''Com as nossas pesquisas sobre IA e os produtos desenvolvidos nos cursos, temos a estimativa de ter alcançado cerca de 90 milhões de pessoas só no Brasil, levando em consideração as intersecções entre os setores'', pontua o professor.
Tudo isso nasceu dentro da Universidade por conta de investimentos a longo prazo em ciência, pesquisa de base e valorização dos teóricos. ''A ciência não pode ser meramente orientada por fatores econômicos, de ser somente prática. Então, tudo que eu mostrei é para gente entender que existem outras formas de se trabalhar que são complementares ao que já é feito dentro do ensino, da pesquisa e da extensão'', ressaltou.
''A palestra foi bastante importante para a UFT porque ele demonstra uma experiência bem-sucedida de interação da universidade com empresas, Estado, e fundações de apoio. Interações onde o aluno é valorizado, no sentido de ter experiências com o mercado e abrir outras possibilidades de empregabilidade'', destaca o professor da UFT Waldecy Rodrigues, um dos organizadores do evento.
Ao final da apresentação, houve espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas dos ouvintes.