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Letramento digital como instrumento de inclusão social: um projeto transformador no Câmpus de Arraias
O projeto "Letramento Digital como Instrumento de Inclusão Social", coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Rodrigo Soares, do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, de Arraias, surge como uma iniciativa de grande relevância em tempos de rápida digitalização. O principal objetivo do projeto é capacitar os participantes a desenvolverem competências digitais e se familiarizarem com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), promovendo assim a mediação de práticas sociais no contexto contemporâneo.
Com a participação de seis alunas do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, o projeto foi estruturado em etapas formativas ao longo do semestre acadêmico. Essas alunas, após um intenso período de preparação, compartilharam seus conhecimentos em um minicurso de quatro dias, voltado tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo da UFT. O minicurso, realizado nos dias 9, 11, 12 e 13 de setembro, contou com a participação de 12 pessoas e aconteceu nas salas Buriti, Japu e Entrudo, do curso de Turismo, de forma alternada.
Os temas abordados ao longo dos quatro dias de atividades foram cuidadosamente selecionados para promover um letramento digital abrangente e crítico, incluindo:
1. Pesquisa na Internet em sites confiáveis;
2. Avaliação de diferentes fontes de informação online;
3. Comunicação online usando ferramentas digitais;
4. Criação de conteúdo digital;
5. Segurança online;
6. Uso responsável das redes sociais;
7. Desvendando as Fake News;
8. Conscientização sobre direitos autorais e propriedade intelectual.
Além de proporcionarem aprendizado técnico, esses encontros também se destacaram pelo ambiente de trocas de experiências e discussões entre os participantes, o que enriqueceu ainda mais a formação.
O sucesso da primeira edição do minicurso reforça a continuidade do projeto no segundo semestre de 2024, com a abordagem de novos temas fundamentais para a inclusão digital. Em uma era onde as habilidades digitais são imprescindíveis, o projeto se coloca como um importante instrumento de transformação social, promovendo a inclusão e o empoderamento através do letramento digital.
Fiquem atentos às próximas oportunidades de participação e formação! Nos sigam no Instagram: @ilect.uft e @_letramento.digital