Atenção!
Liga Pela Vida e protagonismo em todas as idades são debatidos em evento organizado por estudantes da UFT
Na tarde do dia 1º de abril, estudantes do oitavo período de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), reuniram mais de 70 participantes da comunidade externa no Auditório do Fórum de Miracema, durante a "Liga Pela Vida e protagonismo em todas as idades". Na ocasião eles realizaram um debate sobre resiliência e protagonismo como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios da vida.
A atividade de extensão contou com a presença do juiz de Direito, André Fernando Gigo Leme Netto e teve uma ampla adesão de idosos do Centro de Convivência, mulheres da Liga Pela Vida, integrantes da Colônia de Pescadores, do Instituto Art'Afro e Direitos Humanos, além de representantes do Conselho Municipal do Idoso de Miracema.
A professora Neila Barbosa Osório, palestrante do evento, enfatizou a importância da resiliência diante das adversidades da vida, como doenças, perdas familiares e o próprio processo natural do envelhecimento. Segundo ela, "desenvolver a resiliência é uma ferramenta essencial para enfrentar tais situações, extrair aprendizados e criar estratégias para transformar desafios em oportunidades de crescimento pessoal".
Ao longo do debate, também foi discutido como a maturidade permite um enfrentamento mais reflexivo dos desafios. "Cada ser humano é único em sua dor, mas a maturidade nos traz a capacidade de aprimorar a reflexão. Pessoas mais maduras enfrentam os obstáculos com menos impulsividade e mais ponderação", pontuou um dos participantes.
Para encerrar a programação com leveza e alegria, o Grupo de Dança Flores do Ipê, formado por integrantes da Universidade da Maturidade da UFT-Palmas, apresentou uma coreografia ao som de "Sou Tocantinense, Sim Sinhô", encantando os presentes.
O evento fez parte da disciplina CCEx V - Gestão, Planejamento e Projetos Sociais II, ministrada pela professora Débora Bolzan e proporcionou um valioso momento de intercâmbio cultural e intelectual entre a Universidade e a comunidade externa. A iniciativa reforça o compromisso da UFT com a formação cidadã, promovendo discussões que ampliam a compreensão sobre a importância do protagonismo em todas as fases da vida.
