Esse site utiliza cookies
Livro sobre Psicologia, Educação e Sexualidades é lançado na UFT
A Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT) lançou mais um livro, com o título Psicologia, Educação e Homossexualidades: o normal e o patológico em revistas científicas de 1970 e 1980. No estudo, o Professor Dr. Eder Eddine analisou a abordagem das homossexualidades pela Psicologia e Educação em revistas científicas paulistanas durante as décadas de 1970 e 1980. A pesquisa buscou compreender como as concepções de normalidade e patologia influenciaram o tratamento dessas temáticas nesses campos acadêmicos.
O estudo envolveu a análise de artigos, editoriais e outros materiais relacionados à homossexualidade nas revistas científicas da época. Os resultados preliminares indicam que as publicações apresentavam perspectivas polarizadas, refletindo a diversidade de opiniões sobre o assunto na sociedade daquele período.
A pesquisa realça a importância de considerar a influência das normas sociais e dos julgamentos morais nas investigações científicas e como essas influências podem afetar nossa compreensão de questões complexas, como a homossexualidade. Além disso, destaca a necessidade de promover abordagens mais inclusivas e livres de preconceitos em relação à diversidade sexual na pesquisa acadêmica.