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Mais de 700 professores iniciam curso para atendimento especializado de alunos da Educação Especial
Com o objetivo de formar professores da Educação Básica da Rede Pública Estadual e Municipal do Estado do Tocantins, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc-TO), inicia nesta quinta-feira (17), o Curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco nas deficiências intelectual e múltipla sensorial, com 750 profissionais matriculados. A aula inaugural ocorrerá às 9 horas, com transmissão ao vivo pela TV Seduc.
Durante o evento será realizado o lançamento do livro Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública, organizado pela coordenação do Projeto Transtorno do Espectro Autista no Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEA-TDIC), reunindo 14 artigos científicos sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação voltadas para a interlocução no processo ensino-aprendizagem nas escolas.
O evento contará com a presença do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, do senador Eduardo Gomes, do secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes, do coordenador geral do Projeto TEA-TDIC, George França, da coordenadora geral do Projeto AEE, Kátia Rose Pinho, e demais autoridades.
Curso
Abordando conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes da Educação Especial; bem como buscando promover uma reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à Educação Especial, no contexto das Deficiências Intelectuais e Múltipla Sensorial, o curso pretende possibilitar a construção de material didático pedagógico que referencie as propostas e subsidie as práticas dos professores, oportunizando-os à construção de estratégias pedagógicas para atividades no âmbito escolar.
A formação, que terá duração de seis meses, se dará por meio de atividades a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA / Moodle disponibilizado pela UFT.
E sua estrutura curricular é composta de seis módulos, sendo o primeiro com a temática: Conceitos e Práticas para o Atendimento Educacional Especializado - AEE para Estudantes da Educação Especial; o segundo com o tema: Estudos sobre conceitos, origens e diagnósticos de estudante com Deficiência Intelectual; o terceiro: Estudos sobre Conceitos, Origens e Diagnósticos de Estudantes com Deficiência Múltipla Sensorial; o quarto: Desenho Universal da Aprendizagem - DUA e o Trabalho Colaborativo para Inclusão escolar e o Papel do AEE; o quinto: Processo de Identificação, Avaliação e Planejamento das Intervenções Pedagógicas no AEE; e o sexto: Tecnologia Assistiva - metodologia e recursos adaptados.