Atenção!
Mais de 800 participantes poderão fazer o Exato gratuitamente na primeira edição do exame em 2025
1.437 pessoas solicitaram isenção da taxa de inscrição para participar da primeira edição de 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, o Exato. Do total de solicitações, 59% (851) foram deferidas (aprovadas), conforme o resultado final publicado pela Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT) nesta quinta-feira (13). A quantidade de isenções concedidas para este primeiro Exato de 2025 é quase duas vezes maior que o número de isenções concedidas na primeira edição do Exato realizada em 2024, quando 300 estudantes, dos mais de 3,9 mil inscritos, obtiveram a gratuidade para fazer a prova.
A taxa de inscrição para o Exato custa R$ 70, mas pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico ou que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas na rede privada, além de indígenas e quilombolas, têm direito à isenção para fazer a prova gratuitamente. Para ter esse direito assegurando, no entanto, os interessados devem formalizar seus pedidos no prazo e apresentar documentação comprobatória de acordo com as regras estipuladas no edital.
De acordo com a Copese. a maior parte dos pedidos recusados foi no critério 1, para pessoas participantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, porque os solicitantes, embora inscritos no CadÚnico, tinham renda per capita familiar fora do perfil definido para a concessão do benefício da isenção. A falta de apresentação de documentos obrigatórios para comprovar pertencimento a comunidades indígenas ou quilombolas, e a desatualização cadastral no CadÚnico também estão entre os principais motivos para o indeferimento de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exato.
Pelo critério do CadÚnico (1), foram protocolados 1.337 pedidos de isenção, e 826 foram deferidos. Pelo critério de baixa renda para estudantes oriundos de escolas públicas ou bolsistas da rede particular (2) foram protocolados 75 pedidos e sete foram deferidos. Pelo critério de isenção para indígenas e quilombolas a Copese recebeu 25 pedidos e 18 foram deferidos. As respostas aos recursos e o resultado final das solicitações de isenção estão entre os documentos disponíveis no site www.uft.edu.br/exato20251.
Conforme o cronograma, a publicação da homologação dos pedidos de isenção e das respostas aos recursos contra o indeferimento de pedidos estava prevista para o dia 17. No entanto, ela foi antecipada pela Copese após a finalização da análise dos recursos protocolados.
Isentos devem preencher o formulário de inscrição, e para não isentos o prazo para pagamento vai até o dia 8 de abril
A Copese alerta aos candidatos que apenas o pedido de isenção deferido não garante a participação no Exato. Todos os interessados em realizar a prova devem, obrigatoriamente, preencher o formulário de inscrição até o dia 7 de abril. Quem teve o pedido deferido deve ignorar o boleto de pagamento da taxa.
Já quem teve o pedido de isenção indeferido deve fazer a inscrição e efetuar o pagamento da taxa. O prazo de pagamento do boleto é o mesmo para todos os pagantes e vai até o dia 8 de abril - um dia depois do fim do prazo para inscrições.
Sobre o Exato
O Exato é um exame que habilita os estudantes a participarem de diversos processos seletivos para concorrer a vagas em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Em 2025 serão realizadas duas edições do Exato. A primeira, que está com inscrições abertas, será realizada no dia 18 de maio em 14 municípios do Tocantins: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
As informações oficiais sobre o Exato são divulgadas no site www.uft.edu.br/exato20251 e no perfil do Instagram @acessoexato.
