Atenção!
Nova edição da Revista Amazônia Moderna aborda diferentes aspectos da urbanização amazônica
A revista científica Amazônia Moderna acaba de lançar sua mais nova edição, um dossiê especial intitulado "Morfologias (Re)Existentes, Vivências e Processos". A publicação reúne artigos produzidos a partir de discussões da 12ª Conferência Internacional da Rede de Morfologia Urbana em Países de Língua Portuguesa (PNUM), realizada em Belém em setembro de 2024, e mergulha nas complexidades da urbanização amazônica e das dinâmicas dos territórios periféricos sob uma perspectiva interdisciplinar.
Organizado por Ana Cláudia Duarte Cardoso, Kamila Diniz Oliveira e Alberto Patrick Cassiano Lima, da Universidade Federal do Pará (UFPA), o dossiê apresenta oito artigos que utilizam a Morfologia Urbana como ferramenta para analisar e representar os espaços construídos na Amazônia. Os trabalhos abordam desde as disputas por uso da terra entre nativos, migrantes e grandes empresas, até o impacto de políticas públicas e infraestruturas no tecido urbano e nas vivências da população local.
"Esta edição reforça o potencial da Morfologia Urbana como campo de estudo interdisciplinar, capaz de abordar as complexidades dos espaços urbanos, especialmente em contextos periféricos, como o amazônico e de promover a construção de conhecimento a partir de uma perspectiva inclusiva e sensível às realidades locais", afirmam os organizadores no editorial da revista. "Esperamos que essa seleção motive a leitura e a reflexão sobre as possibilidades da Amazônia contemporânea."
A revista Amazônia Moderna é uma publicação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e está disponível no site https://sistemas.uft.edu.br/periodicos .
