Esse site utiliza cookies
NPD Isabel Auler abre vagas para oficinas de captação em audiovisual
O Núcleo de Produção Digital Isabel Auler, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), tornou público o Edital de Chamamento Público para a participação de alunos em Oficinas de Capacitação em Audiovisual. O Edital objetiva desenvolver ações de capacitação em audiovisual, promover oficinas de capacitação para cinegrafistas, editores de áudio, editores de vídeo, técnicos de audiovisual, produtores, roteiristas e demais interessados em produção audiovisual.
Serão realizadas oficinas nas seguintes áreas:
- captação de áudio;
- captação de vídeo;
- iluminação;
- edição;
- roteiro e direção.
Serão disponibilizadas um total de até 100 vagas, distribuídas entre as oficinas.
As inscrições são gratuitas e vão ocorrer de 09 a 18 de março, através do formulário eletrônico disponível no link http://bit.ly/oficinadeaudiovisualuft.
O edital é voltado à participação de profissionais que atuem na área do audiovisual (cinegrafistas, editores de áudio, editores de vídeo, técnicos de audiovisual, produtores de audiovisual, roteiristas) com experiência comprovada através de certificados, material gráfico de eventos, publicações em jornais, revistas ou similares.
Confira a descrição e datas de cada oficina.
Oficina de Roteiro (20 vagas)
A oficina será dividida em duas partes, na primeira se apresentará técnicas de elaboração de roteiros para produções ficcionais, documentais e televisivas, onde o aluno deve aprender os aspectos técnicos do roteiro, como introduzir locações, horários, construção e descrição de personagens e ambientes. Na segunda parte, o aluno deve aprender as técnicas de direção para os diversos tipos de produção, tanto ficcionais quanto baseadas em fatos verídicos, como guiar seus personagens, como blocar uma cena, como coordenar as diversas equipes envolvidas durante a produção, organização de cronogramas e organização de tempo e espaço.
Professor: Leonardo Gomes Esteves
Canal: Zoom
Realização: 22/23/29/30/31 de março, das 19h às 21h30
Oficina de Iluminação (20 vagas)
A oficina deve apresentar ao aluno os diversos tipos de iluminação disponíveis e as diferenças e características de cores dos diferentes tipos de luz (incandescente, halógena, fluorescente e LED), cálculo de iluminação em lux e manuseio de fotómetro, técnicas de iluminação para cenas diurnas e noturnas, internas e externas e manipulação e controle de iluminação de fontes naturais com rebatedores, difusores e bloqueadores e medição e adequação de tensão e corrente elétricas.
Professor: Renato Naves Prado
Canal: Zoom
Realização: de 22 a 26 e 29 a 31 de março, das 19h às 21h
Oficina de Captação de Vídeo (20 vagas)
Dever-se-á estudar um histórico da tecnologia de captação de imagens, a natureza dos sensores de câmera (CMOS e CCD, Sensibilidade a luz, Ganho e ISO, Alcance Dinâmico, resolução, tamanho de sensores, cuidados e conservação), fluxo de trabalho com arquivos digitais (codecs de gravação, arquivos RAW, transcodificação e tecnologias de armazenamento e transporte de arquivos), características de lentes cinematográficas (características ópticas, abertura, diferenças entre lentes fotográficas, cinematográficas e de broadcast, profundidade de campo, distâncias focais, foco e transmissão de luz em T-Stop e F/Stop), composição e técnicas cinematográficas (estudos de movimentação de câmera, enquadramento de personagens, noções de blocagem de personagens e seleção de paleta de cores) e o fluxograma de trabalho em produções (hierarquia de produções, acompanhamento de roteiro, continuidade, timecode, logging e manejamento de equipe).
Canal: Zoom
Realização: de 12 a 16 e 19 a 21 de abril, das 19h às 21h
Oficina de Captação de Áudio (20 vagas)
Serão ministradas técnicas de captação em ambientes externos, internos e em estúdios, diferenciação entre os diversos tipos de microfones utilizados e suas devidas aplicações, gravação de voice-over, gravação de folley, técnicas de produção de áudio, arquivos e formatos de captação digital, pós-produção de áudio estéreo, multicanal e som surround e as novas soluções e tecnologias de reprodução de som.
Canal: Zoom
Realização: de 10 a 14 e 17 a 20 de maio, das 19h às 21h
Oficina de Edição (20 vagas)
Será ministrado na oficina um histórico sobre a edição audiovisual, diferenças entre as edições lineares e não-lineares e os principais programas que se empregam atualmente, diferenças entre edições para produções cinematográficas, documentais, televisivas e programação para internet, resolução e definição de vídeo, organização de arquivos, extensões e tipos de arquivos, gerenciamento de metadados, sincronia de áudio e vídeo, timecode, técnicas de edição básica como splicing e fusões, ritmo de edição cinematográfica e como expressar diferentes sentimentos e modificar histórias através da edição, demonstração do efeito Kuleshov, renderização e entrega de materiais para cinema, televisão e serviços de streaming.
Canal: Zoom
Realização: de 24 a 28 de maio e 01 e 02 de junho, das 19h às 21h
Sobre o NPD Isabel Auler
O Conselho Universitário da UFT (Consuni), reunido em sessão ordinária no dia 14 de março de 2018, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, aprovou a criação, implantação e o Regimento do Núcleo de Produção Digital Isabel Auler. O NPD Isabel Auler, vinculado à Proex, busca ampliar democraticamente o acesso dos cidadãos tocantinenses aos meios de produção e edição audiovisual, de forma descentralizada e regionalizada. Neste sentido, foi criado um Comitê Gestor com representantes da UFT, da sociedade civil organizada e de entes públicos locais, envolvidos no setor de audiovisual. O núcleo foi inaugurado no dia 04 de setembro de 2018.