Esse site utiliza cookies
Pesquisadores da UFT estão na final da etapa América Latina do ICT Competition
A equipe de pesquisadores da UFT, composta pelos estudantes Bruno Dias, Nailson Landim e Starley Lobo, sob o coordenação do professor Humberto Xavier, que fazem parte do Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT), estão concorrendo na final da etapa América Latina do ICT Competition. A competição é destinada a estudantes universitários do mundo todo que integram o Huawei ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação e eventos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) . No início desta semana, a equipe da UFT esteve em São Paulo, capital, realizando as atividades na trilha de Cloud.
A competição é composta por três fases. A primeira é a fase nacional que aconteceu no final do ano de 2022, e a equipe IAC/UFT ficou em primeiro lugar do Brasil inteiro, na categoria Nuvem. Por esse desempenho, hoje o grupo concorre com outras universidades da América, como México, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e toda a região do Caribe. O resultado das avaliações está sendo processado e o anúncio final será consolidado pela Huawei da China, com previsão de publicação do vencedor para os próximos dias.
O professor Humberto Xavier, do Curso de Engenharia Elétrica da UFT, destaca que a expectativa para um bom desempenho é grande, mas adianta que para chegar à fase mundial, que será realizada na China, o desafio é bem difícil: “A etapa América Latina acabou sendo um teste de resistência, o grupo ficou a tarde inteira desenvolvendo e trabalhando nas atividades propostas. Esperamos alcançar o nosso objetivo que é chegar à fase mundial”, relata.
Sobre o ICT Competition
O Programa ICT Competition foi criado em 2015 e tem o objetivo de fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos e habilidades práticas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas. O evento competitivo é mais uma iniciativa para fomentar a formação de talentos. No Brasil, participam estudantes de mais de 200 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho.