Atenção!
Professor da UFT lança livro, como coorganizador, sobre Gênero e Sexualidades na Amazônia
Com 11 capítulos de textos de diversos alunos egressos dos mestrados e doutorados em Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi lançado no último dia 30 de novembro, na Uepa, o livro Gênero e Sexualidades na Amazônia: formação de professores, práticas pedagógicas e processos educativos. A organização da obra é dos professores Damião Rocha (UFT), Lucélia Bassalo (Uepa), Jardinélio da Silva (Semed/Castanhal - PA), e foi editada pela universidade paraense.
De acordo com as informações enviadas pelo professor Rocha, a coletânea "reflete as vivências e experiências de pesquisas no/do contexto amazônico paraense e tocantinense, a partir do trabalho articulado de dois grupos de pesquisas destas instituições: o Gepce-minorias/UFT e o Jeds/Uepa, no momento em que o Brasil tem avançado e retroagido na efetividade dos direitos fundamentais individuais e coletivos, principalmente, das pessoas lgbti+", afirma o docente da UFT.
Para Lucélia Bassalo e Jardinélio Silva "a educação é um terreno de disputa de significados", e que o "interesse recente de grupos conservadores em torno do gênero e da sexualidade na escola, demonstra o quanto é importante entender que a educação escolar ou não escolar contribui para fortalecer ou contestar o raciocínio binário, as relações de dominação, o controle sobre os corpos, a heteronormatividade como princípio regulador das relações sociais e, efetivamente, colaborar para a construção da convivência solidária, democrática, diversa e zelosa das diferenças", pontuam.
Segundo a apresentação da obra, a publicação está estruturada em três partes – Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Processos Educativos –, e aborda temas interdisciplinares que podem ser explorados de diferentes maneiras. Ainda conforme o texto presente no site da Editora, "durante a leitura, somos confrontados com desafios e possibilidades de questionamento de modelos educacionais tradicionais, destacando resistências e estratégias de enfrentamento. A estrutura do livro reflete a discussão sobre educação, gênero e sexualidade na região amazônica, evidenciando o compromisso dos grupos de pesquisa com essas temáticas ao longo de sua trajetória".
A publicação está hospedada numa página da Uepa e pode ser acessada por meio do link abaixo:
