Atenção!
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas da UFT (Gespol) fortalece colaboração com a Universidade de Aveiro em projetos de políticas públicas, sustentabilidade e mobilidade docente e discente
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) amplia sua presença no cenário acadêmico internacional por meio de uma nova parceria com a Universidade de Aveiro (UA), em Portugal. A colaboração, desenvolvida nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, envolve projetos em desenvolvimento regional e políticas públicas, fortalecendo a cooperação entre as instituições.
A iniciativa é coordenada pela Professora Dra. Keile Aparecida Beraldo, docente da UFT e pesquisadora com experiência em políticas públicas, gestão do desenvolvimento regional e sustentabilidade. Com o Professor Dr. Peter Roebeling, do Departamento de Ambiente e Ordenamento do Território (DAO) da UA, a parceria está focada na colaboração em projetos de desenvolvimento regional sustentável.
Atualmente, a cooperação em pesquisas sobre desenvolvimento rural e sustentabilidade envolve dois projetos principais financiados pelo programa Horizon 2020:
• LegumES: 'Valorizing and balancing the ecosystem service benefits offered by legumes, and legume-based cropped systems'. O projeto busca valorizar e equilibrar os benefícios dos sistemas de cultivo baseados em leguminosas para otimização dos serviços ecossistêmicos.
• RESTORE4Cs: 'Modelling Restoration of wetlands for Carbon pathways, Climate Change mitigation and adaptation, ecosystem services, and biodiversity, Co-benefits'. Foca na restauração de zonas úmedas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de explorar serviços ecossistêmicos e co-benefícios para biodiversidade.
Por outro lado, com a Professora Dra. Maria Teresa Geraldo Carvalho, diretora do Programa Doutoral em Políticas Públicas da UA, a parceria visa aprofundar a colaboração acadêmica na formação e na investigação na área de gestão e formulação de políticas públicas. O doutorado da UA se destaca pelo seu perfil transdisciplinar e pelo compromisso com a reflexão crítica sobre os papéis do Estado e do Mercado, além do desenvolvimento de metodologias para aprimorar a administração pública.
Os próximos passos do convênio incluem a oferta de disciplinas conjuntas ministradas por ambas as universidades, a possibilidade de dupla titulação para alunos selecionados e a realização de visitas recíprocas entre professores, promovendo uma troca acadêmica ainda mais profunda.
Essa parceria reforça o compromisso da UFT com a internacionalização e com a excelência acadêmica, proporcionando novas oportunidades para estudantes e docentes em projetos de relevância global.
