Esse site utiliza cookies
Projeto de Inovação Pedagógica do curso de Geografia é apresentado em congresso na Espanha por professor da UFT
Entre os dias 17 e 20 de abril, o professor Daniel Mallmann Vallerius, do colegiado de Geografia, participou do III Congresso Internacional Nosotros Proponemos!: Ciudadania, Sostenibilidad y Innovación en la Educación, na Universidad Castilla La-Mancha (UCLM), em Ciudad Real, Espanha. Vallerius coordenou a mesa-redonda intitulada Nosotros Proponemos pelo mundo, que contou com convidados de Portugal, Espanha, Brasil, Perú, México e Laos. Essa mesa foi realizada no dia 18 de abril.
O professor também apresentou a comunicação intitulada "La Innovación Pedagógica y la formación ciudadana: ¡Diálogos a partir del Proyecto Nosotros Proponemos!". Ele trouxe os resultados do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) Geografia UFT: projeto Nós Propomos, que vem sendo desenvolvido em Porto Nacional no âmbito do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), desde 2022. Esta comunicação contou com a co-autoria das professoras Erika Pires (IFTO) e Mariana Carvalho de Oliveira (mestranda UFT), parceiras no desenvolvimento do Projeto Nós Propomos!, em Porto Nacional. Nesta mesma sessão, Daniel também coordenou a sala de apresentações, com a professora Yolanda Sanchez (UCLM).
O Projeto Nós Propomos! (ou Nosotros Proponemos, em espanhol) foi criado na Universidade de Lisboa em 2011, pelo Professor Sérgio Claudino, que esteve na UFT em abril do ano passado, e está pautado no desenvolvimento da Cidadania Territorial pelos sujeitos escolares. E O PIP Geografia UFT desenvolve os seus trabalhos no contexto da rede dos pesquisadores do Projeto Nós Propomos, desde 2022, concedendo uma dimensão internacional às nossas ações.
A participação do professor da UFT em um evento internacional contribui para promover a visibilidade do projeto e destaca a dimensão das ações. "Foi um grande privilégio e uma oportunidade ímpar de trocas de experiências entre os participantes de um importante evento. E coloca uma vez mais a UFT no mapa de experiências formativas profícuas pelo mundo, e de maneira mais específica, no contexto da Educação Geográfica", afirma Vallerius.