Esse site utiliza cookies
Projeto Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos, do IAC-UFT, vence o Prêmio ANA 2020
O projeto do Instituto de Atenção às Cidades (IAC-UFT) de Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos (GAN) foi o grande vencedor da edição 2020 da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), na categoria "Pesquisa e Inovação Tecnológica". Com isso, o projeto passa a poder usar o “Selo Prêmio ANA Vencedor”. A lista de vencedores foi anunciada em transmissão ao vivo, a partir do canal de Youtube da Agência.
O anúncio dos vencedores ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água. A ANA anunciou os trabalhos vencedores das oito categorias do Prêmio ANA 2020: Comunicação, Educação, Empresas de Médio e de Grande Porte, Empresas de Micro ou de Pequeno Porte, Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), Governo, Organizações Civis, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica. A cerimônia de anúncio dos vencedores foi transmitida pelo canal da instituição no YouTube (www.youtube.com/anagovbr) e integra a programação do Seminário Águas Brasileiras.
Confira, em vídeos abaixo, o momento do anúncio do vencedor nesta categoria e também uma apresentação sobre o projeto, feita pelo presidente do IAC, professor Felipe Marques, durante a etapa de apresentações dos finalistas à premiação (íntegra dos vídeos disponíveis no canal de Youtube da ANA).
Ao falar da premiação, professor Felipe Marques, destacou que o Prêmio ANA é o maior prêmio de ciência em recursos hídricos do país. "É o Oscar das Águas", disse. Segundo ele, nesta edição histórica - que marca os 20 anos da Agência - houve o maior número de projetos inscritos (695), sendo só na categoria que o IAC disputou o registro de 175 projetos. "Embora tivéssemos noção do trabalho desenvolvido, ainda precisávamos desse reconhecimento nacional", frisou.
Ao falar do projeto, Marques enfatiza que o trabalho envolveu muitos outros pesquisadores, empresas de outros estados (como as que fornecem os equipamentos para a telemetria e a medição de vazão) e também destaca a parceria com órgãos públicos. "É um trabalho de dedicação de muita gente, e fomos completamente recompensados", afirma o presidente.
Sobre o projeto
O projeto teve início em 2016 como fruto de um convênio com associações de produtores rurais, decorrente de acordo judicial firmado em audiência pública e desenvolvido pelo Instituto de Atenção às Cidades, da UFT (saiba mais sobre a origem do projeto). Coordenado pelo professor de Engenharia Civil (Câmpus de Palmas), Felipe Marques, o projeto conta com a participação do coordenador técnico, Fernan Vergara (Engenharia Ambiental); o gerente de projeto, Humberto Xavier (Engenharia Elétrica); o especialista em tecnologia da informação, Ary Henrique de Oliveira (Ciência da Computação) e ex-estudantes, como o desenvolvedor Thaylon Guedes e , o engenheiro eletricista Marcelo Freitas e outros alunos ex-bolsistas.
Leia mais sobre o projeto aqui.
Sobre o Prêmio
Criado há 14 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para reconhecer as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado das águas do Brasil, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou 2.952 trabalhos inscritos, tendo premiado 40 projetos de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País. Conheça todos os vencedores e finalistas da premiação no Banco de Projetos. (Com informações da Ascom/ANA)