Atenção!
Projeto Superando Limites premia servidores com medalhas e incentiva a prática esportiva na UFT
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou, na última quarta-feira (2), a entrega de medalhas do projeto Superando Limites para servidores da Universidade, em cerimônia no auditório da Reitoria. O evento marcou o encerramento de mais uma edição do desafio esportivo, que incentiva os servidores a praticarem corrida, caminhada e ciclismo ao longo de 30 dias, promovendo qualidade de vida e integração no ambiente de trabalho.
Criado em 2021 por um grupo de amigos ciclistas, o projeto cresceu em 2023. Além dos benefícios para a saúde, o programa fortalece o espírito de equipe entre os participantes.
Durante a solenidade, o organizador do evento e diretor de Articulação e Cidadania, Dimas Magalhães Neto, destacou o impacto positivo da iniciativa. “A entrega de medalhas é como o fechamento de um ciclo. É um momento de sociabilização, onde os servidores compartilham experiências, conhecem colegas de outros setores e reforçam os laços dentro da instituição”.
O reconhecimento aos participantes não se limita ao ambiente acadêmico. Segundo o organizador, o incentivo à prática esportiva acaba se estendendo para fora da Universidade, influenciando familiares e amigos dos servidores. “Muitos acabam trazendo seus filhos e cônjuges para participar, criando uma rede de incentivo à saúde que vai além da UFT”, destacou Dimas pelo projeto.
Denilda Caitano de Faria é administradora na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e destacou que sua principal motivação para correr mais de 50 quilômetros foi a busca por saúde, movimento e interação dentro do projeto da Universidade. Para ela, a iniciativa proporciona não apenas a prática esportiva, mas também a oportunidade de integração entre servidores, professores e a comunidade. "A gente tem várias oportunidades de fazer outras atividades. Eu fiz 50 km, participei de trilhas e esse envolvimento é muito importante. O que me motivou foi a saúde, estar bem e feliz", afirmou.
Para o reitor Luíz Eduardo Bovolato o projeto Superando Limites superou as expectativas e tem incentivado a prática esportiva entre os servidores. “A atividade física melhora tanto a saúde quanto o desempenho no trabalho e na vida pessoal. Acompanho o grupo e vejo participantes evoluindo, muitos superando suas próprias metas. Parabenizo todos os envolvidos e espero em breve retomar minha participação!", comentou o reitor.
Com mais uma edição concluída, o Superando Limites segue consolidando-se como uma iniciativa de valorização dos servidores e promoção do bem-estar na comunidade acadêmica.
