Atenção!
Publicada a convocatória de estudantes do Câmpus de Palmas para as Bancas de Heteroidentificação
A Comissão de Heteroidentificação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou, nesta terça-feira (18), a publicação da Convocatória para as Bancas de Heteroidentificação, destinada aos ingressantes de 2025/1 nos cursos presenciais do câmpus de Palmas, que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras (pretas e pardas).
A heteroidentificação é um processo de reconhecimento e validação da identidade racial de uma pessoa por terceiros, realizada por meio de uma comissão especializada. Este procedimento é utilizado em processos seletivos para estudantes da universidade e concursos públicos para assegurar que as políticas de ação afirmativa, destinadas a promover a inclusão de grupos historicamente marginalizados, sejam aplicadas de forma justa e efetiva, combatendo fraudes e distorções no sistema.
De acordo com o edital, durante a Banca de Heteroidentificação, não será permitido o uso de pertences pessoais como óculos de sol, acessórios, artigos de chapelaria, adereços, maquiagem ou qualquer tipo de bronzeamento, seja natural ou artificial. Além disso, vestimentas que dificultem a identificação dos traços fenotípicos de pessoas negras também são proibidas.
O edital informa ainda que estudantes com até 16 anos incompletos deverão comparecer acompanhados de um responsável legal, que não poderá se manifestar durante o procedimento.
O não comparecimento ou o indeferimento resulta na eliminação do Processo Seletivo para os cursos de graduação da UFT no ano referido, ou, no caso de matrícula já realizada, no cancelamento da mesma.
