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Acolhimento dos novos bolsistas do Pibid no Câmpus de Palmas enfatiza formação prática na alfabetização
Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Câmpus de Palmas recebeu os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para o acolhimento dos novos participantes.
O Pibid/Pedagogia de Alfabetização é uma iniciativa voltada para a formação de futuros professores, com foco no ensino de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Por meio desse programa, bolsistas do curso de Pedagogia têm a oportunidade de atuar diretamente nas escolas da educação básica, desenvolvendo atividades pedagógicas supervisionadas e implementando projetos que promovem o aprendizado da leitura e escrita. Essa experiência prática é fundamental para a formação dos estudantes, permitindo que a teoria se conecte com a realidade da sala de aula.
Conforme a professora e coordenadora do Pibid, Dilsilene Maria, “o Programa proporciona para os estudantes uma permanência maior na escola, de modo que nessa edição os alunos vão permanecer dois anos; porque o universo escolar é tão desafiador e tão dinâmico que não tem discussão teórica que apreenda”; ainda segundo Dilsilene, “a gente aprende sobre a escola estando dentro da escola, e é isso que o programa proporciona”.
O supervisor Renan Gonçalves explicou como funcionará a supervisão dos bolsistas, destacando as expectativas em relação ao desempenho e à participação no programa.“Os alunos têm um momento de ambientação junto com o corpo docente, apresentando a proposta e a partir daí há as intervenções na escola que acontece semanalmente, daí em diante começa a supervisão, acompanhando as atividades, o que vão fazer, vendo planejamento antecipado, e se tudo ocorreu conforme o planejamento; e, dependendo do que acontece, a gente volta para a universidade para fazer as decisões a respeito do trabalho”.
A bolsista Anna Mariah está participando do programa pela segunda vez, e relata as habilidades e práticas que ela adquiriu durante a sua primeira participação “as evoluções que eu pude observar durante um ano, foi a minha desenvoltura em sala de aula que melhorou bastante. A questão de perder o medo dos alunos. E durante a participação do Pibid, a gente consegue ir perdendo esse medo, porque atuamos diretamente com os alunos, sem aquele intermédio diretamente do professor regente”.
Grazielly Rodrigues é egressa do curso de Pedagogia onde nesse momento de descontração apresentou o seu TCC com o tema "Escuta e fala na formação docente: Escutando que aprendemos a dialogar.“ Foi na escola com as crianças que eu percebi a importância que a escuta tem para a nossa formação docente, é a partir da escuta que vai compreender as potencialidades de uma criança, as dificuldades , conhecendo a realidade das crianças a partir da escuta. E eu trago isso para o meu TCC, fruto da minha experiência e minha vivência no Pibid”.