Esse site utiliza cookies
Seminário acadêmico marca parceria da UFT em festejo quilombola
Um seminário acadêmico na Unidade Cimba do Câmpus da UFT em Araguaína marcará o início do "Festejo da Abolição", da Comunidade Quilombola Dona Juscelina, em Muricilândia (a 65 quilômetros de Araguaína), nesta quinta-feira (10). A abertura do seminário será na UFT mas a continuidade deste será na Comunidade, em Muricilândia, até o dia 12 de maio, com envolvimento de acadêmicos da graduação (História e Geografia) e da pós-graduação - do Mestrado em Estudos em Cultura e Território (PPGCult). No domingo (13), em Muricilândia, uma encenação teatral fará alusão à Abolição da Escravatura.
As atividades relacionadas ao Festejo vem sendo realizadas desde o último dia 08 de maio, quando ocorreu uma roda de conversa entre jovens membros do Coletivo de Jovens Quilombolas (CJQ) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Quilombolas (Neaq) com estudantes do 6º ao 9º anos de escolas do município de Muricilândia. Foram abordadas temáticas sobre o contexto histórico do Festejo da Abolição e a importância da participação escolar na festa, além da construção e intercâmbio de saberes. Também enfocou-se no evento a valorização da identidade negra e quilombola no encontro.
Segundo informações da professora Kênia Gonçalves Costa, as ações fazem parte das atividades conjuntas de pesquisa e extensão entre a comunidade quilombola, a Comissão Pastoral da Terra e o Câmpus de Araguaína, por meio do PPGCult, Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas (Neuza); o Grupo de Estudos Agrários e Direitos Humanos (Geadh) e os colegiados dos cursos de Geografia e História.
Também fazem parte destas ações o Encontro dos Griôs, a Roda de Conversas com os jovens do CJQ (veja mais imagens ao final do texto).
Confira, abaixo, como será a programação do evento. (Com informações de Katiane Santos)
ProgramaçãoFestejo da Abolição 10/05 – Seminário na Unidade Cimba, Câmpus da UFT em Araguaína 11 a 12/05 – Seminário, Comunidade Quilombola (Muricilândia) 13/05 – 4h da manhã alvorada e 16h Teatro de Encenação da Abolição da Escravatura seguido do Cortejo pela cidade de Anunciação da Libertação. |