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Servidoras e estudantes da UFT participam do 18° Enpess, em Fortaleza
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve uma participação marcante no XVIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (Enpess), realizado de 10 a 14 de dezembro de 2024, em Fortaleza, Ceará. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), o principal espaço de interlocução acadêmica e científica da área no Brasil, reunindo pesquisadores, docentes, discentes e profissionais para debates e apresentações em diversas temáticas.
Com o tema central “Relações de Classe e Raça-Etnia no Brasil: Desafios a uma Formação Profissional Emancipatória no Serviço Social”, o Enpess destacou-se pela promoção de debates fundamentais para o fortalecimento do Serviço Social como campo teórico-prático de transformação social. A programação incluiu mesas temáticas, colóquios e grupos de trabalho, propiciando a socialização de resultados de pesquisas e experiências acadêmicas.
A professora do curso de Serviço Social do Câmpus de Miracema, Rosemeire dos Santos, integrante da comissão organizadora do XVIII Enpess e coordenadora regional de pós-graduação da ABEPSS Norte (gestão 2023-2024), destacou a relevância do evento:
“O Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS é um dos maiores eventos nacionais organizado pelas entidades representativas do Serviço Social brasileiro, em especial a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Este evento, que acontece de forma bianual e itinerante, de acordo com a localidade da presidência nacional, chega à sua 18ª edição com o tema ‘Relações de Classe e Raça-Etnia no Brasil: Desafios a uma Formação Profissional Emancipatória no Serviço Social’. Este ano, ocorre de 10 a 14 de dezembro. É importante a participação de docentes, discentes e supervisores de estágio no encontro, pois, além de disseminar a pesquisa e o conhecimento, discutem-se pautas necessárias, pertinentes e urgentes para o processo de formação de assistentes sociais.”
A delegação da UFT foi composta por professoras do curso de Serviço Social, assistentes sociais dos setores de assistência estudantil, além de estudantes de graduação e mestrado, que apresentaram produções científicas relacionadas à universidade e ao estado do Tocantins. Os trabalhos refletiram temas variados e relevantes, com abordagens teóricas e práticas voltadas para desafios contemporâneos e contextos locais.
Laranna Prestes Catalão, assistente social dos setores de assistência estudantil da UFT, apresentou dois trabalhos que chamaram atenção pela relevância prática. Um deles abordou os efeitos da Lei Nº 14.914/2024 na política de assistência estudantil da UFT. “O trabalho foi uma oportunidade de analisar como essa nova legislação está impactando diretamente as condições de permanência dos estudantes, especialmente os mais vulneráveis. Nosso objetivo foi mapear desafios e propor estratégias para que a política de assistência estudantil continue garantindo acesso e permanência”, comentou.
O segundo trabalho de Laranna apresentou os resultados do projeto piloto de apoio à permanência de estudantes indígenas e quilombolas na UFT. “Essa experiência foi transformadora. Documentamos desafios e avanços do projeto, como a importância de estratégias específicas que respeitem as culturas e tradições desses estudantes. Compartilhar isso no Enpess permitiu ampliar o diálogo sobre a inclusão no ensino superior e seu papel emancipador”, destacou a assistente social.
Ingrid Karla da Nobrega Beserra, professora de Serviço Social, apresentou em parceria com estudantes de graduação uma análise sobre a intersecção entre educação permanente e saúde pública em Miracema/TO. “Esse trabalho surgiu de um projeto de extensão e demonstra como a universidade pode contribuir para fortalecer políticas públicas. A participação dos estudantes foi essencial, pois trouxe vivências e perspectivas que enriqueceram a pesquisa”, explicou Ingrid.
Maria Guanamar Soares de Sousa, estudante de mestrado em Serviço Social, analisou as perspectivas de avanços do profissional de Serviço Social no sistema de escola pública. “Meu trabalho busca refletir sobre como o Serviço Social pode atuar de forma integrada no ambiente escolar, enfrentando desafios como a evasão e a desigualdade. O Enpess foi uma oportunidade única de receber contribuições de especialistas de todo o país”, afirmou Maria.
A participação ativa das servidoras e estudantes da UFT no XVIII Enpess reforça o compromisso da instituição com a produção acadêmica de qualidade e a promoção de debates essenciais para o avanço do Serviço Social no Brasil. As contribuições apresentadas refletem a dedicação da comunidade acadêmica da UFT em prol da justiça social e da emancipação humana.
