Esse site utiliza cookies
Sistema Eletrônico de Informações será implantado no HDT-UFT
A unidade hospitalar é a 13ª instituição filiada à Rede Ebserh a adotar ao sistema. Dia 18 de fevereiro é a data prevista para o início da utilização
Na tarde desta quarta-feira (16) equipe multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) realizaram videoconferência com facilitadores da sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares em Brasília (DF) para implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na instituição. A unidade hospitalar é a 13ª instituição filiada à Rede Ebserh a adotar essa ferramenta nacional, no qual utiliza módulos e funcionalidades em busca da eficiência administrativa no ambiente digital. Dia 18 de fevereiro é a data prevista para a virada de chave.
Na ocasião, o chefe de Serviço de Sistemas de Gestão Corporativa da Ebserh, Diego Souza Silva Almeida explicou que o processo de implantação será dividido em quatro etapas: alinhamento entre o departamento de Tecnologia da Informação da sede e do Hospital Universitário Federal; alinhamento entre o comitê gestor do SEI e da governança do hospital; pré-implantação (inclui a capacitação dos usuários e a digitalização dos processos); e a virada de chave, que libera efetivamente o uso e inicia o monitoramento da ferramenta.
Ao final da reunião, o gerente administrativo do HDT-UFT, Missael Araújo de Lima ressaltou a importância da adesão a este sistema. “Ficamos muito contentes em saber que somos o primeiro hospital a implantar o SEI em 2019, faz tempo que tínhamos o interesse e vamos fazer o possível para cumprir as atividades nos prazos. Será estratégico na gestão do hospital, ao passo que amplia a transparência nos processos administrativos, além de otimizar os custos, melhorar os fluxos e dar celeridade aos trâmites ”, concluiu.
Sobre o SEI
O SEI é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um único ambiente virtual. No Brasil, mais de uma centena de entidades da administração pública já usam o SEI ou estão em fase de adaptação.
Em setembro de 2017, o SEI começou a ser utilizado na Ebserh e, paulatinamente, tem sido implantado em todas as suas filiais. Permite a gestão de documentos e processos administrativos num mesmo ambiente virtual, abolindo-se a prática de diferentes sistemas em cada parte da administração pública e a tradicional movimentação em papel.
Vantagens: Tramitação eletrônica de processos; Trabalho simultâneo por diferentes atores; Padronização de documentos por meio de modelos; Aumento na transparência dos processos; Redução dos gastos com papel, impressão e correios; Maior eficiência na gestão documental; Acesso via web.
Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.