Esse site utiliza cookies
Tema da redação da 1ª edição do Exato propõe "Os Desafios para a Proteção do Meio Ambiente e Preservação da Vida"
Neste domingo, 15 de dezembro, é realizado a primeira edição do Exato, novo Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, nos cinco câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT): Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, além do câmpus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas.
O exame será realizado em dois turnos: pela manhã, das 8h10 às 12h10, e à tarde, das 14h40 às 18h40. Pela manhã os candidatos realizam a prova nas áreas de "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias", "Matemática e suas Tecnologias" além de fazer a prova da redação. À tarde será feita a prova nas áreas de "Ciências Humanas e suas Tecnologias" e "Ciências da Natureza e suas Tecnologias". A prova do Exato conta com 72 questões no formato de múltipla escolha.
A redação é um dos fatores que mais causam ansiedade nos candidatos. O tema do Exato este ano foi "Os desafios para a proteção do meio ambiente e preservação da vida". Os participantes puderam escolher entre dois formatos: texto dissertativo-argumentativo ou carta do leitor. Em ambos os casos, os textos de apoio foram os mesmos.
A estudante Gabrielle Rezende, comentou sobre o tema da redação. O assunto foi selecionado entre os macrotemas indicados previamente no edital, o que possibilitou que muitos candidatos se preparassem previamente. "Tema de redação, gostei, sinceramente. É um tema que muita gente já esperava, mas é muito bom de desenvolver ali. E é isso, vamos dar uma oportunidade agora para a instituição fazer uma prova dessas e ver como vai ser o resultado", afirmou Gabrielle.
Acompanhando a filha pela terceira vez, Gellis Santos ressaltou a relevância do suporte da família nesse momento decisivo para os estudantes. Para ele, estar presente ajuda a transmitir segurança e confiança. "É importante, porque é o apoio que ela precisa, né? Nós estamos tentando aqui a Federal em Palmas pela terceira vez, mas eu acho que, dessa vez, ela está mais preparada", afirmou ele.
Com a nota do Exato os candidatos poderão utilizar para ingresso na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) a partir de 2025. A candidata, Evelly Machado Coutinho, compartilhou sua expectativa para o exame "A expectativa é alta, porque é um vestibular novo, mais uma oportunidade esse ano. E também porque o IFTO e a UFNT vão aderir, então é mais vagas para a gente poder concorrer", afirmou confiante.