Atenção!
Trabalhos de pós-graduandos com ODS serão apresentados em seminário, nesta sexta (25)
Depois de três meses trabalhando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) com comunidades de Palmas, os resultados das ações desenvolvidas por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR-UFT), dentro do projeto de extensão Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030, serão apresentados nesta sexta-feira (25), em seminário selecionado para integrar o Circuito Urbano 2019, promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e neste ano com o tema: Cidades Inovadoras e Inclusivas. O evento ocorre das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório do PPGDR, no Câmpus da UFT em Palmas.
O representante da ONU-Habitat, Daphne Besen, estará presente ao seminário e, na ocasião, ministrará a palestra “Desafios da implementação dos ODS e da agenda urbana”. Também ministrarão palestra no evento Rodrigo Iacovini, membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), que falará sobre “Direito à Cidade e a Nova Agenda Urbana”; e o professor João Bazzoli, um dos coordenadores do projeto de extensão, que abordará a “Agenda 2030 no Tocantins: Ações e Perspectivas”.
Durante o evento, serão apresentadas seis ações desenvolvidas sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e suas metas, propostos pela ONU. Os títulos dos trabalhos são: Centro de Desenvolvimento na Região Metropolitana de Palmas, Desenvolvimento Sustentável na Escola, Energia limpa: um estudo em Palmas, Educação na Unidade Prisional Feminina de Palmas, Gestão do lixo eletrônico: uma alternativa viável, e Vozes e território: formação de assessores populares.
Todos os projetos foram desenvolvidos por 25 alunos de pós-graduação, que trabalham divididos em grupos, e apresentados dentro das atividades das disciplinas Seminários I e II, sob a coordenação dos professores doutores Waldecy Rodrigues e João Bazzoli. O evento também integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvida no Tocantins pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapto).
Sobre o projeto
O projeto de extensão teve início em abril deste ano e consiste na realização de ações de sensibilização, nivelamento e envolvimento dos palmenses em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No primeiro semestre, foi trabalhada a compreensão dos ODS por meio de palestras e atividades de ensino. Com isso, os participantes puderam contribuir com práticas efetivas, no sentido de incentivar a criação de medidas ousadas e transformadoras para a implementação da Agenda 2030 estabelecida pela ONU, no sentido de empoderar os cidadãos multiplicadores a participarem ativamente do processo, por meio de ações efetivas de engajamento para a apropriação temática.
A iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-TO) e Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).
Programação
|
