Esse site utiliza cookies
UFT desenvolve sistema para verificação de autenticidade de diplomas físicos e digitais
A Universidade Federal do Tocantins criou uma nova página interna para a verificação de autenticidade de diplomas. A iniciativa obedece às normas estabelecidas na Portaria n° 1.095 do Ministério da Educação, publicada em 25 de outubro de 2018, que dispõe sobre a expedição, registro e consulta do diploma digital.
A nova página de verificação da autenticidade dos diplomas pode ser acessada em www.uft.edu.br/diplomas.
Segurança contra clonagem e falsificação
Essa ferramenta possibilita aos estudantes checarem seus dados, evitando clonagem e falsificação do diploma de graduação. Emílio Wieczorek, analista de Tecnologia da Informação e técnico responsável pela implantação desse sistema, deu detalhes de como o sistema funciona. ''A verificação se dá pelo código de validação do diploma, que é um hash único. Como este hash é único e no momento da assinatura é utilizada uma chave de carimbo tempo, isso faz com que esse hash aponte para um documento único no mundo todo, ou seja, garantindo a autenticidade do diploma digital pesquisado''.
Embora o sistema de verificação não seja de acesso exclusivo dos estudantes, pois de acordo com a portaria do MEC as Instituições de Ensino Superior (IES) devem disponibilizar esses dados para consulta pública, Wieczorek reafirma a sua segurança. ''A página é de consulta pública, então qualquer pessoa que tenha acesso ao código de validação do diploma pode pesquisar e verificar a sua autenticidade. Devo ressaltar que isso não traz problema nenhum ao aluno e o diploma não pode ser clonado nem algo do tipo, pois o mesmo está atrelado a um aluno específico, através da assinatura digital que é feita nos documentos''.
Saiba mais sobre o Diploma Digital UFT