Esse site utiliza cookies
UFT é reconhecida com Selo ODS Edu 2023
Nesta terça-feira (19), o Selo ODS divulgou que a UFT foi uma das Instituições de Ensino Superior (IES) certificadas com o Selo ODS Educação 2023. Em sua segunda edição, o Selo ODS Edu visa contribuir ativamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta edição, a UFT se junta a outras 38 IES premiadas.
O reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, ressalta a importância desse reconhecimento para a Universidade: "quando a Universidade, através de suas práticas e ações, tem o reconhecimento com o Selo ODS significa que ela tem colocado em prática um conjunto de procedimentos ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Esse selo simboliza esse esforço institucional. Inclusive, o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) traz elementos ligados aos ODS, de forma que a Universidade, no seu dia a dia, foi integralmente construída com base no nosso PDI para que pudéssemos, então, estar alinhados a essas práticas", pontuou Bovolato.
A cerimônia oficial de entrega da certificação será realizada em São Paulo, em março de 2024.
Saiba mais sobre o Selo ODS aqui.
Selo ODS Edu: objetivos e critérios
O Selo ODS Educação busca estimular a participação efetiva das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para recebê-lo, as instituições devem atender aos seguintes critérios:
- Projetos cadastrados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão;
- Promover atividades/espaços de discussão sobre ODS na instituição;
- Demonstrar sua contribuição ativa com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Entre as diversas inserções dos ODS nas atividades da UFT - na gestão, ensino, pesquisa e extensão -, a pró-reitora de Extensão, Maria Santana Milhomem, destaca a contribuição da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), realizada desde 2017. “A partir daquele ano, a UFT se inseriu nos ODS, por meio dos editais lançados pela Extensão. Iniciamos pelo trabalho com a comunidade interna, apontando a necessidade de nos comprometermos com essa agenda. É muito importante essa atuação da Universidade frente ao compromisso que a gente tem por um planeta mais sustentável”, frisa Santana.