Atenção!
UFT e TCE/TO são parceiros na realização de Seminário sobre Governança na Educação e Accountability
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), confirmou seu apoio integral ao Seminário ‘Governança na Educação e Accountability: desafios e boas práticas de gestão’, que acontecerá no próximo dia 20 de junho, no auditório da Corte. O evento contará com a presença de autoridades e especialistas na área de gestão educacional, oferecendo uma plataforma para discutir e promover a transparência e a eficiência na gestão pública da Educação.
O seminário será aberto com palestra da auditora de Controle Externo do TCE/TO, Wellane Monteiro Dourado da Silva, sobre ‘Prestação de contas e accountability na Educação: boas práticas em planejamento e controle das políticas públicas educacionais’. A conselheira Doris de Miranda Coutinho, membra do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), também será palestrante no seminário e apresentará a exposição ‘Palestra: Os Tribunais de Contas e o acompanhamento das políticas públicas municipais de Educação’.
O evento, organizado no contexto da disciplina “Residência de Políticas Públicas”, do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), é caracterizado como uma ação educacional conjunta.
O seminário promete ser um marco importante para a comunidade educacional e gestores públicos do Tocantins, oferecendo insights valiosos e promovendo o compartilhamento de boas práticas. A iniciativa reforça o compromisso do TCE/TO e da UFT em apoiar a capacitação e o desenvolvimento profissional daqueles que atuam na gestão pública.
Temas que serão abordados durante o seminário:
- Prestação de contas e accountability na educação;
- Planejamento estratégico municipal como metodologia para organização e acompanhamento do Plano Municipal de Educação;
- ICMS educacional no Tocantins: desafios e oportunidades;
- Conselhos Municipais de Educação: casos de sucesso na implantação e boas práticas de gestão dos conselhos;
- O Plano Municipal de Educação: boas práticas de acompanhamento e monitoramento dos PMEs.
Para participar, é necessário fazer a inscrição na página do Iscon.
