Atenção!
UFT integra Comissão de Seleção de novos alunos do Programa PEC-G, em Brasília
Alcançando novos horizontes, a Universidade Federal do Tocantins, por meio da representação da coordenadora de Internacionalização (Relinter/UFT), Adila Maria Taveira de Lima, integra a Comissão de Seleção do Programa de Estudantes-Convênio. Os encontros do grupo ocorrem até o dia 18 de outubro e buscam selecionar alunos que participarão do programa de internacionalização nas modalidades de graduação e Português como Língua Estrangeira (PEC-G / PEC-PLE), em Brasília - DF.
A abertura do evento contou com a participação do secretário de Educação Superior substituto, Adilson Carvalho; o assessor especial do Gabinete do Ministro da Educação para Assuntos Internacionais, Francisco Souza; a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior, Jaqueline Schultz; e diversas outras autoridades de Estado. Durante o evento, foi destacada também a presença da UFT na Comissão, por meio de Adila Maria, reforçando o compromisso da Instituição com a internacionalização e o fortalecimento da cooperação acadêmica no Brasil.
“Então, para nós da UFT, é uma grande oportunidade estar participando dessa Comissão de Seleção para compreender quem postulou as candidaturas, o que precisava, qual os detalhes e a origem desses candidatos. Tem sido muito interessante perceber todos os detalhes do processo e acompanhar desde a discussão do decreto, que começou no ano passado e foi publicado este ano um novo documento com novas regras, mas também entender da inscrição, do edital e acompanhar, inclusive, essa seleção”, comentou Adila.
Criado em 1965, o PEC-G é uma política de estado encampada pelo Ministério das Relações Exteriores e um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Em quase 65 anos, são mais de 10 mil estudantes participantes aderidos a mais de 100 universidades do país, entre elas a UFT. Apenas este ano, foram mais de 1.744 inscrições, sendo os candidatos originários de 49 países integrantes do PEC-G.
“Depois do resultado final, iremos saber se receberemos ou não alunos do PEC-G como recebemos todos os anos, fomentando a internacionalização da Instituição.”, finalizou Adila. O resultado preliminar dos selecionados será divulgado a partir de 25 de outubro, com o final previsto para o dia 14 de novembro. A seleção envolverá análise do histórico escolar e de demais documentos do candidato, considerando-se os seguintes requisitos mínimos:
Comprovação de nacionalidade de um dos 74 países participantes do PEC-G nesta edição, indicados no item 10 do edital do processo seletivo;
Média global do ensino médio ou nível equivalente de 60%;
Soma dos valores mensais prometidos pelos responsáveis financeiros equivalentes a, no mínimo, US$ 300;
Renda mensal líquida comprovada pelos responsáveis financeiros no mínimo três vezes superior ao valor mensal prometido ao candidato, exceto no caso de responsável financeiro classificado como pessoa jurídica de direito público.
Matéria produzida com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC)
