Esse site utiliza cookies
UFT promove curso de Educação Bilíngue de Surdos, Ensino de Libras na Educação Básica e Direitos Humanos para educadores
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) dá início, nesta semana e segue até dezembro deste ano, ao ciclo de formação para os profissionais da rede pública de ensino de vários municípios do Tocantins sobre educação bilíngue. O projeto conta com a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
Nesta quinta-feira, 24, das 8h às 17h, os professores da cidade de Tocantinópolis recebem a formação, no prédio da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), sala 03 da Unidade Centro. No dia seguinte, sexta-feira, 25, a programação se estende aos educadores de Araguaína, no auditório do PPGLLIT da UFNT, na Unidade Cimba. A formação é gratuita e a inscrição pode ser feita no local do evento.
O coordenador da formação, professor Bruno Gonçalves Carneiro, ressalta que o curso Educação Bilíngue de Surdos, Ensino de Libras na Educação Básica e Direitos Humanos proporciona reflexão para produção de material didático relativo ao ensino de Libras na educação básica e para a implementação das metas e estratégias relacionadas à educação de surdos, conforme os planos municipais de Educação de Araguaína e de Tocantinópolis, o Plano Estadual de Educação do Tocantins e a Lei 14192/21 que dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Brases da Educação (LDB).
O público alvo são professores de Libras, tradutores e intérpretes de Libras, professores que atuam nas salas de recurso multifuncionais, equipe gestora do departamento de ensino especial e inclusão, profissionais envolvidos com a educação de surdos e demais interessados na área.
Na programação, estão previstas palestras e debates sobre a Língua, cultura e identidades surdas; Educação bilíngue de surdos e direitos humanos; Panorama histórico-político da Libras e da educação de surdos e Ensino de Libras na educação básica. Os participantes receberão material didático e vídeo em Libras.