Esse site utiliza cookies
UFT terá pelo menos dez cursos avaliados no Enade 2023; UFNT terá três
Pelo menos dez cursos da Universidade Federal do Tocantins devem ser avaliados na edição de 2023 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sendo dois do Câmpus de Gurupi e oito do Câmpus de Palmas (confira a lista abaixo). Na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), deverão ser avaliados três cursos do Câmpus de Araguaína. A lista, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), é referente ao Ano I do Calendário do Ciclo Avaliativo. A relação definitiva será conhecida após a publicação das diretrizes de prova pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com informações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) são essas diretrizes que possibilitam às instituições de educação superior conferir o correto enquadramento de seus cursos no Enade.
As inscrições no Enade 2023 começarão no dia 27 de junho e terminarão em 31 de agosto. Pelo cronograma, as provas serão aplicadas em 26 de novembro de 2023, a divulgação do gabarito ocorrerá em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.
Cursos da UFT que serão avaliados nesta edição:
Câmpus de Gurupi - Agronomia e Engenharia Florestal
Câmpus de Palmas - Arquitetura; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Elétrica; Medicina e Nutrição
Cursos da UFNT que serão avaliados nesta edição:
Câmpus de Araguaína - Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia
Sobre o Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Devem realizar a prova do Enade os estudantes concluintes que tenham expectativa de finalizar o curso no ano corrente ou até julho do ano seguinte à presente edição do Exame. É preciso, na ocasião do teste, ter integralizado mais de 80% da carga horária mínima. No caso dos Cursos Superiores de Tecnologia, prestam o Enade os alunos que tenham expectativa de conclusão até dezembro do ano corrente ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do curso.
Só estão dispensados do Exame os estudantes que se graduarem nos cursos não coincidentes com os selecionados para aquele ano de aplicação da prova, tiverem colado grau até o último dia de retificação das inscrições no corrente ano ou estiverem oficialmente matriculados, cursando atividades curriculares, em instituição estrangeira conveniada com sua universidade na data de realização da prova.
Os alunos ingressantes são inscritos pelas coordenações apenas para fins de regularidade junto ao Enade, mas são dispensados de participar do Exame.