Esse site utiliza cookies
Alunos de geografia vivenciam a prática da profissão no Ministério Público e Caoma
Acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Porto Nacional, visitaram o Ministério Público do Tocantins (MPTO), na última sexta-feira (29), onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia de um profissional atuando no órgão.
A iniciativa, promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), permitiu aos estudantes conhecerem o Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma). Durante a visita, o analista ministerial especializado em Geografia, Bruno Carneiro, conduziu uma palestra sobre a elaboração de mapas, coleta de dados em campo e a realização de pesquisas, detalhando as atividades práticas desenvolvidas pelos geógrafos no MPTO.
O especialista também abordou o processo de ingresso na carreira, a importância das promotorias ambientais regionais e a crescente demanda por profissionais da área no órgão. A visita também foi orientada pela geógrafa Clara Silva Gonçalves, egressa do curso.
A visita ao Caoma permitiu que os alunos conhecessem projetos em andamento, sistemas de monitoramento ambiental e as diversas pesquisas desenvolvidas pela equipe. Para o professor responsável pela ação, Rodolfo Alves, a atividade possibilita ampliar a visão dos alunos sobre as opções de atuação no mercado de trabalho.
" Foi possível compreender a atuação do profissional geógrafo e geógrafa em planos diretores, planos de mobilidade urbana, planos de manejo de áreas de conservação, gerenciamento de recursos hídricos, planos de resíduos sólidos e regularização fundiária urbana", afirmou.