Linhas de Pesquisa
I. Territorialidades e impactos socioambientais
- Esta linha se dedicará aos estudos de pesquisa e extensão sobre territórios tradicionais, terras imemoriáveis, geoprocessamento e divisas, georeferenciamento e questões socioambientais.
II. Educação e Línguas Indígenas
- Esta linha dedicar-se-á à realização de pesquisa e extensão sobre os processos nativos de formas de cognição e também sobre o processo social de implantação e gerenciamento de formas não-indígenas de educação formal. Dedicar-se-á também aos estudos na área lingüística, semiótica e literaturas dos povos indígenas.
III. História Indígena e Etnohistória
- O objetivo desta linha é a realização de pesquisas e atividades de extensão sobre os processos culturalmente informados, pelos quais povos indígenas apreendem sua experiência no tempo, bem como sobre o processo vivenciado nas relações históricas construídas após o contato com a sociedade não-indígena. Estudar-se-á a etnohistória dos povos, no sentido de entender como cada povo compreende sua inserção na seqüência temporal e como experimentam e elaboram este processo que nós chamamos de História; também se pesquisará a história destes povos após o contato com os povos não-indígenas que invadiram seus espaços territoriais a partir do início do século XVIII. Para a primeira abordagem o material a ser utilizado deverá ser necessariamente a narrativa oral realizada pelos representantes indígenas, através de pesquisa de campo a ser realizada. Para a segunda, utilizar-se-á tanto a pesquisa documental quanto a narrativa oral, havendo, entretanto, uma predominância da primeira fonte documental.
IV. Organização Social e Cosmologia
- O objetivo principal será a atividade de pesquisa e extensão sobre os sistemas sócio-cosmológicos dos povos indígenas, através dos quais seja possível compreender suas formas de organização social, econômica e política.
V. Memória, Imagem e Som Indígenas
- Esta linha terá como objetivo o levantamento de fontes para a memória sobre os povos indígenas, tanto de fontes documentais, quanto bibliográficos e também de documentos de imagem (fotografias, gravuras, filmes, vídeos) e sons (narrativas, cânticos, choros rituais, percussões), seu arquivamento, pesquisa e divulgação, através de atividades de extensão.