Atenção!
Análise dos índices da UFT no Enade aponta consistência, estabilidade e evolução positiva nos cursos avaliados
"Estabilidade em indicadores chave e evolução em cursos estratégicos da Instituição, refletindo o compromisso da Universidade com a qualidade do ensino superior". Esta é uma das frases do vice-reitor da UFT, professor Marcelo Leineker, ao comentar os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgados no último final de semana. Segundo vice-reitor, os resultados podem ser considerados "consistentes". Os números relativos ao Enade de 2023 foram analisados tanto pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) quanto pela Vice-Reitoria
Nesta edição do Enade, foram avaliados os cursos das áreas de Engenharias e Saúde - que são representados na UFT pelos cursos de Agronomia (Gurupi), Arquitetura e Urbanismo (Palmas), Enfermagem (Palmas), Engenharia Ambiental (Palmas), Engenharia Civil (Palmas), Engenharia de Alimentos (Palmas), Engenharia Elétrica (Palmas), Engenharia Florestal (Gurupi), Medicina (Palmas) e Nutrição (Palmas). Segundo os dados analisados, a partir do que foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2019, 30% dos cursos da UFT obtiveram conceito 3 no Enade, enquanto outros 50% alcançaram conceito 4, "o que evidenciou uma forte presença de cursos com desempenho acima da média nacional, à época", segundo Leineker.
Já em 2023, registrou-se um crescimento no percentual de cursos com conceito 3, que passou para 50%, enquanto o percentual de cursos com conceito 4 foi de 40%. "Essa mudança indica uma tendência de consolidação no desempenho dos cursos da universidade, mantendo a maioria das formações dentro de faixas consideradas positivas, o que reforça a consistência dos resultados e a qualidade da formação oferecida pela UFT", pontua o vice-reitor.
Há evolução significativa também em relação ao Conceito Preliminar de Curso, segundo o vice-reitor Leineker. Em 2019, conforme as análises, os cursos avaliados estavam distribuídos igualmente (50%) entre as notas 3 e 4. Já em 2023, houve um avanço em relação à qualidade percebida, com 70% dos cursos avaliados alcançando o conceito 4, enquanto 30% mantiveram o conceito 3. "Esse aumento no percentual de cursos com conceito 4 reflete os investimentos institucionais em qualificação docente, infraestrutura e práticas pedagógicas, consolidando a UFT como uma referência de excelência no ensino superior público", diz o vice-reitor.
Confira, abaixo, o comparativo de cada curso, por Conceito Enade e por Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos anos 2019 e 2023:
Para o pró-reitor de Graduação da UFT, professor Eduardo Cezari, "o Enade continua sendo um pilar fundamental para a avaliação externa da nossa universidade. Os resultados nos oferecem o panorama dos cursos, sinalizando aqueles que mantêm uma trajetória de excelência e aqueles que demandam aprimoramento contínuo", pontua.
O pró-reitor enfatiza que os resultados obtidos são "frutos do engajamento significativo no tripé ensino, pesquisa e extensão, e um esforço colaborativo entre o corpo docente, discente e a gestão. Essa sinergia proporciona as condições ideais para que nossos estudantes demonstrem seu potencial na avaliação".
Ele finaliza pontuando que o objetivo é fortalecer ainda mais a cultura da excelência. "Iremos analisar minuciosamente os dados do último Enade para identificar oportunidades de aprimoramento em todos os níveis. Nosso foco permanece na formação integral dos futuros profissionais, preparando-os não apenas para o mundo do trabalho, mas também como cidadãos críticos e engajados com as demandas da sociedade."
Destaques
Entre os cursos destacados na análise da Prograd e Vice-Reitoria, está o de Arquitetura e Urbanismo (Palmas), que manteve o conceito 4 no Enade e subiu de 3 para 4 no CPC; Engenharia Ambiental registrou crescimento no conceito CPC, o que demonstra avanços na infraestrutura, qualificação docente e desempenho dos estudantes.
Os cursos de Agronomia (Gurupi) e Enfermagem (Palmas) mantiveram seus conceitos elevados, tanto no Enade quanto no CPC, o que segundo as análises, representa e reforça a solidez da formação ofertada em áreas consideradas essenciais para o desenvolvimento regional.
"A estabilidade nos conceitos e a melhoria em indicadores de cursos estratégicos evidenciam que a UFT está no caminho certo ao consolidar sua missão de oferecer ensino superior público de qualidade e alinhado às demandas sociais e regionais", destaca o vice-reitor Leineker, enfatizando que com os avanços a UFT reafirma seu papel com protagonista na formação de profissionais qualificados e comprometidos com a transformação da sociedade tocantinense.
Leia mais sobre o Enade, abaixo:
