Atenção!
Espaço Lúdico Pedagógico da UFT abre vagas para comunidade externa em Porto Nacional
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abre inscrições para o Projeto de Extensão "Espaço Lúdico Pedagógico da UFT", que agora amplia seu atendimento à comunidade externa do Câmpus de Porto Nacional. O projeto oferece vagas para crianças de 4 a 7 anos, além de incluir crianças de 3 anos que já estejam desfraldadas, enquanto seus responsáveis estão envolvidos em atividades acadêmicas ou laborais.
De forma inédita, o projeto será aberto à comunidade externa de Porto Nacional em caráter piloto, priorizando o acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, são disponibilizadas 11 vagas, sendo 5 para o turno matutino (das 8h às 11h45) e 6 para o turno noturno (das 18h45 às 21h45), com atendimento às terças, quartas e quintas-feiras.
A Pró-Reitora de Extensão, professora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, destacou a importância dessa nova fase do projeto: "Ampliar o atendimento do Espaço Lúdico Pedagógico para a comunidade externa do câmpus em Porto Nacional é uma grande conquista. Esse projeto nasceu com a missão de cuidar, acolher e oferecer um ambiente seguro e estimulante para nossas crianças, enquanto seus responsáveis estudam ou trabalham. Agora, com essa nova etapa, conseguimos estender esse cuidado também às famílias da comunidade externa. É uma forma concreta de a universidade estar mais próxima das pessoas, de cumprir seu papel social, com afeto, escuta e compromisso. É muito bonito ver a extensão universitária acontecendo assim, de forma viva e transformadora", pontuou.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 de abril e 4 de maio, exclusivamente pelo formulário eletrônico. Famílias sem acesso à internet poderão contar com apoio presencial de bolsistas do projeto para realizar a inscrição, comparecendo ao Espaço Lúdico da UFT nos mesmos dias de funcionamento, nos períodos das 9h às 11h ou das 19h às 21h.
Para efetivar a inscrição, os responsáveis devem apresentar documentos como identidade com foto, certidão de nascimento da criança, comprovantes de renda e de endereço, além do cartão de vacinação atualizado. Também serão considerados documentos adicionais, como o Cadastro Único, laudos de deficiência e comprovação de famílias monoparentais, que poderão contribuir na priorização da concessão de vagas.
A seleção seguirá critérios de prioridade que incluem crianças com deficiência, famílias inscritas no Programa Bolsa Família, famílias monoparentais e aquelas com mais de uma criança necessitando do atendimento. Em caso de empate, será considerado o responsável legal com maior idade. O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 8 de maio, e o início dos atendimentos ocorrerá a partir do dia 12 de maio.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@uft.edu.br ou pelo WhatsApp (63) 98454-5178.
