Atenção!
Estudantes de Ciência da Computação da UFT se classificam para etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Informática
Três estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) se classificaram para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2025. Guilherme da Silva Santos, Pedro Vinícius Lima Silva e Claudio Roberto Freitas Vasconcellos obtiveram desempenho de destaque na fase local da competição, realizada na UFT pelo Laboratório de Tecnologias Computacionais (Labtec).
Segundo o professor Warley Gramacho, coordenador da atividade, o Labtec promoveu encontros semanais com os alunos, focando na resolução de provas de edições anteriores da OBI. “Essa preparação permitiu que os estudantes compreendessem a estrutura da olimpíada e desenvolvessem habilidades fundamentais para a competição”, destacou.
Com a classificação para a próxima fase que vai ocorrer em 15 de agosto de 2025, a equipe seguirá com os encontros regulares, agora com foco em conteúdos mais avançados, como estruturas de dados e técnicas de algoritmos. O objetivo é garantir uma preparação sólida e compatível com o nível de exigência da etapa estadual.
“A participação dos nossos estudantes na OBI representa uma oportunidade concreta de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica. O Labtec tem atuado como um importante espaço de apoio a iniciativas como essa, oferecendo estrutura e acompanhamento. Ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”, afirmou o professor Warley.
Diferentemente dos seus colegas que também foram aprovados, o estudante Guilherme da Silva Santos, destacou que sua preparação para a OBI, foi um processo mais longo, devido sua experiência em edições anteriores da olimpíada.
“Eu participei das duas últimas edições, em 2023 e 2024. Em 2023, quando eu estava no segundo ano do Ensino Médio, consegui minha melhor pontuação: fui o primeiro colocado na fase estadual e cheguei à fase nacional, ficando em 155º lugar. Fiquei muito feliz com o resultado, principalmente por ter sido minha primeira vez participando”, relatou.
Gulherme comenta que apesar de não ter tido um desempenho tão satisfatório em 2024, voltou a competir em 2025 com uma mentalidade mais preparada. “Por já ter participado, cheguei entendendo melhor como funciona a prova, o que me ajudou a preparar também os meus colegas”, contou.
Sobre a OBI
A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma das principais competições científicas do país voltadas à área da computação. Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a olimpíada busca estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas por meio da programação. Participam estudantes do ensino fundamental, médio e superior de todo o Brasil, sendo também uma importante porta de entrada para o universo da programação competitiva.
Com informações de Warley Gramacho
