Atenção!
Formação em Medicina ganha reforço com parceria entre UFT e Hospital Padre Luso
Representantes do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estiveram no Hospital Padre Luso para formalizar o reforço das atividades do termo de colaboração entre as instituições para o ano de 2025. A parceria permite que o hospital atue como cenário de prática para estudantes do curso de Medicina, contribuindo para a formação acadêmica por meio de experiências reais no atendimento à saúde da população.
Durante a visita, também foram discutidas possibilidades de ampliação da parceria para incluir outras áreas da saúde. As tratativas já estão em andamento para que estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição também possam desenvolver atividades práticas no Hospital. A expectativa é que futuramente as três áreas atuem de forma integrada, fortalecendo a formação interdisciplinar dos alunos e contribuindo para a oferta de serviços de saúde qualificados.
A iniciativa está alinhada ao processo de estruturação da Clínica Escola Universitária do Câmpus de Palmas, que será um espaço compartilhado pelas áreas de Medicina, Enfermagem e Nutrição. Atualmente em fase de regularização, a clínica será, em breve, mais um importante ambiente de atendimento à comunidade e de formação prática integrada para os cursos da área da saúde.
A diretora-geral do Hospital Padre Luso, Maria Alice de Araújo, e a diretora administrativa, Ana Cristina Linhares Galvão Silva, representaram a equipe da unidade e ressaltaram a importância da parceria para a qualificação do atendimento e a troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes. Durante o encontro, as gestoras alinharam os detalhes do funcionamento da colaboração com a comitiva da UFT, composta pelo diretor do Câmpus de Palmas, Moisés de Souza Arantes Neto; pela coordenadora de Planejamento e Administração do Câmpus, Maria Cristina Manno; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Ângela Lima Pereira; pelo coordenador do curso de Medicina, Adelmo Aires Negre; e pela professora do curso de Enfermagem, Nayane de Sousa Silva Santos.
Serviços serão ampliados com nova Clínica Universitária do Câmpus de Palmas
Segundo o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, a parceria fortalece a formação dos estudantes ao oferecer vivências práticas e o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. Além disso, contribui para o aprimoramento dos serviços de saúde prestados pelo Hospital. “Um dos nossos principais objetivos é garantir a continuidade das atividades práticas dos cursos da área da saúde, especialmente neste período em que ainda não contamos com a nova sede da Clínica Universitária. Em breve, com a conclusão desse espaço, ampliaremos nossa estrutura e poderemos oferecer também atendimentos dentro do próprio Câmpus de Palmas. Além disso, em nossa Clínica, os cursos de Enfermagem e de Nutrição passarão a ser contemplados, o que reforçará ainda mais a formação acadêmica dos nossos alunos e os serviços à comunidade”, destacou o diretor.
Coordenadores apontam benefícios na formação e no atendimento à população
“Entre as vantagens estão a redução das filas do SUS, por meio de iniciativas que ampliam o número de atendimentos; a formação de profissionais de saúde, por meio de estágios e práticas supervisionadas; e a oferta de atendimentos gratuitos à população, sem fins lucrativos”, explicou o professor Adelmo Negre, coordenador do curso de Medicina, ao elencar benefícios da parceria entre universidades públicas e hospitais filantrópicos.
A professora Ângela Lima, coordenadora do curso de Enfermagem, destacou o interesse de parceria com o Hospital Padre Luso para a formação dos estudantes e para a qualificação do atendimento prestado à população de Palmas. “A formação dos nossos alunos também se dá por meio da prática assistencial, com atendimentos individualizados, sistematizados e fundamentados em conhecimento teórico-científico. Propomos a inclusão da Enfermagem nessa parceria e esperamos que ela seja fortalecida com a recepção dos nossos estudantes, contribuindo para ampliar a oferta de serviços de saúde de qualidade à comunidade”, afirmou.
Clínica Universitária em fase de estruturação e regularização
A Clínica Universitária do Câmpus de Palmas está passando por uma nova fase de estruturação e regularização, com avanços técnicos que garantirão a consolidação dos atendimentos à comunidade. O espaço será voltado para a atuação conjunta dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição, promovendo uma formação prática integrada e ampliando os serviços de saúde oferecidos pela UFT. Para saber mais sobre esse processo, acesse: https://www.uft.edu.br/noticias/clinica-universitaria-da-uft-passa-por-nova-fase-de-estruturacao-e-regularizacao
