Atenção!
III Encontro dos Saberes e I Mostra de Extensão da UFT mobiliza comunidade externa e acadêmica com apresentações e debates
Na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, o auditório da Universidade da Maturidade (UMA), no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi palco do III Encontro dos Saberes e I Mostra de Extensão da UFT. O evento foi organizado pelos estudantes da disciplina de ACE, coordenada pela professora Dra. Ingrid Beserra, com o objetivo de socializar os resultados das ações desenvolvidas ao longo do semestre no âmbito de projetos de extensão, pesquisa e atividades curriculares de ensino.
A programação foi marcada por uma significativa participação institucional, contando com a presença da Professora Karylleila Andrade, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), do professor Dr. Moisés de Souza Arantes, diretor do Câmpus de Palmas; do professor Dr. Bruno Barreto, diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); da professora Dra. Érika da Silva Maciel, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS); do Professor Luiz Sinesio (coordenador da UMA); da Professora Miriam Batista (PPGECS), da professora Dra. Ingrid Beserra, docente da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE); do professor Taídes Batista Barbosa, do curso de Medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT); além de representantes de instituições parceiras, como o diretor do CEM Tiradentes, Arnon Vieira Borralho.
A abertura institucional foi seguida por apresentações culturais realizadas por estudantes do PPGECS.
Em seguida, os participantes acompanharam as sessões temáticas de apresentação de trabalhos, organizadas em três eixos de extensão: Educação e Saberes Populares, Saúde, Direitos Humanos e Diversidade, e Territórios, Comunidade e Sustentabilidade. Foram apresentados projetos que abordaram desde práticas de cuidado com a população idosa, como o projeto “Expressão criativa e o fortalecimento identitário de pessoas velhas”, até ações em contextos de privação de liberdade e educação em saúde, como a iniciativa “Educação em saúde para uma população privada de liberdade”.
A pluralidade temática reforçou o caráter interdisciplinar e comprometido das ações de extensão desenvolvidas na UFT, com foco na transformação social e na formação cidadã dos(as) estudantes.
O evento foi encerrado com uma síntese avaliativa das atividades e o anúncio da futura publicação dos trabalhos apresentados em Anais digitais, valorizando ainda mais o esforço e a produção dos(as) discentes. Ao final, todos(as) foram convidados(as) a um coffee de confraternização, fortalecendo os vínculos entre estudantes, docentes, gestores e representantes da comunidade externa.
A realização do III Encontro dos Saberes e I Mostra de Extensão reafirma o compromisso da UFT com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de fortalecer o protagonismo estudantil e a articulação com os diversos territórios e realidades sociais do estado do Tocantins.
Com informações de Ingrid Karla da Nobrega Beserra
