Atenção!
Inscrições para o Enamed 2025 começam em 7 de julho
O Edital n.º 81/2025, que estabelece as diretrizes, os procedimentos e o cronograma do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 foi publicado no último dia 26 de junho último, no Diário Oficial da União. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de medicina. As inscrições estarão abertas de 7 a 18 de julho e deverão ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed. A prova será realizada no dia 19 de outubro.
- Leia mais: Publicada portaria que regulamenta o Enamed
A participação no Enamed é obrigatória para o participante habilitado e inscrito pelo coordenador de curso como concluinte de graduação em medicina avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. E é voluntária para os demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare), previsto na Portaria MEC n.º 329/2025, nos termos do Edital n.º 03/2025, publicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Exame – A prova conterá 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com quantidade idêntica para cada uma das áreas da medicina abordadas. Além disso, também comporão o exame: o Questionário para o Estudante concluinte do curso de medicina inscrito no Enade; o Questionário Contextual para os demais participantes; e o Questionário de Percepção de Prova.
O exame será conduzido com base nos critérios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e os resultados serão utilizados na formulação de políticas públicas voltadas à formação médica no Brasil.
Acessibilidade – O exame garante recursos de acessibilidade e tratamento por nome social, mediante solicitação no ato da inscrição. Estudantes com deficiências, transtornos ou condições específicas, bem como gestantes, lactantes e idosos, poderão requerer atendimento especializado, conforme as regras estabelecidas no edital.
Cronograma do Enamed 2025:
Entenda como vai funcionar o Enade 2025
A divisão do Enade em licenciaturas, bacharelados e Medicina com cronogramas e procedimentos específicos, como ocorre em 2025, é inédita. Até então, o Enade avaliava cursos de diferentes áreas em ciclos trienais, agrupando-os por grandes áreas do conhecimento, mas não havia uma separação formalizada e simultânea com datas e formatos distintos para cada um desses três grupos.
Os estudantes do curso de Medicina farão o Exame no dia 19 de outubro (avaliação por meio do Enamed); os acadêmicos em cursos de licenciatura farão no dia 26 de outubro (avaliação teórica); e os estudantes dos cursos de bacharelado farão o Exame no dia 23 de novembro.
Em 2025, pela primeira vez:
- Medicina passa a ser avaliada anualmente por meio do Enamed, um exame próprio e desvinculado dos demais bacharelados.
- Licenciaturas ganham um formato específico, com avaliações teóricas e práticas, vinculadas à Prova Nacional Docente (PND).
- Bacharelados e cursos superiores de tecnologia seguem um cronograma separado, com provas em data diferente das outras modalidades.
Portanto, é a primeira vez que o Enade adota essa divisão formal e operacional em três grandes blocos (licenciaturas, bacharelados e Medicina), cada um com procedimentos, datas e instrumentos próprios.
Cursos que serão avaliados
Na UFT, diversos cursos de diferentes câmpus serão avaliados. Veja a seguir a lista completa:
Arraias
Licenciaturas: Matemática, Pedagogia
Bacharelado: Direito
Gurupi
Licenciatura: Química
Miracema
Licenciaturas: Educação Física, Pedagogia
Bacharelado: Psicologia
Palmas
Licenciaturas: Filosofia, Pedagogia
Bacharelados: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Medicina
Porto Nacional
Licenciaturas: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português
Bacharelado: Relações Internacionais
Educação a Distância (EaD)
Licenciaturas: Biologia, Física, Matemática, Música, Química e Computação