Atenção!
Palmas recebe etapa de análise interna do PDI 2026-2030 da UFT
Nesta semana, foi a vez do Câmpus de Palmas receber a etapa de análise interna, um momento essencial para reunir contribuições da comunidade acadêmica – estudantes, técnicos e docentes – na definição dos desafios e diretrizes da Universidade para os próximos cinco anos.
Durante os encontros, um dado chamou atenção: infraestrutura física e políticas de ensino de graduação apareceram entre os cinco temas mais votados em todas as categorias na consulta pública. Para Karina Paixão, da Diretoria de Planejamento e Avaliação da Proap, essa convergência de prioridades reforça a importância da escuta ativa e do planejamento estratégico. “Esses dados são fundamentais, pois o primeiro passo para resolver qualquer questão é reconhecer e inseri-la no planejamento. Com isso, a UFT pode direcionar ações concretas para enfrentar os desafios apontados pela própria comunidade acadêmica”, destacou Karina.
Coletividade
A programação em Palmas seguiu um formato estruturado: no primeiro dia, 27 de março, os participantes assistiram à apresentação dos resultados da consulta pública e, em seguida, foram divididos por categoria (técnicos, docentes e alunos) para discutir os temas mais votados em cada grupo. Já no segundo dia, 28 de março, foi a vez da comunidade externa ser ouvida. Os participantes debateram duas perguntas-chave: Qual é a UFT que temos? e Qual é a UFT que queremos para os próximos cinco anos?
O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Lemus, reforçou que este momento de escuta é essencial dentro da metodologia adotada para a construção do PDI 2026-2030. Ele explicou que, após um período inicial de consulta pública, em que a comunidade pôde indicar os temas mais relevantes, os encontros presenciais aprofundam essas discussões. "Essa metodologia permite que cada categoria se expresse com mais liberdade, destacando prioridades e especificidades que precisam ser consideradas no planejamento da Universidade. Todas as informações coletadas nos câmpus serão sistematizadas e categorizadas pela Proap, servindo como base para a formulação das diretrizes do novo PDI", afirmou Lemus.
Cronograma
A próxima reunião será no Câmpus de Arraias, nos dias 1º e 2 de abril, encerrando esta fase da análise interna. A partir de abril, os dados coletados serão organizados em grupos de trabalho, que transformarão as contribuições da comunidade acadêmica em ações concretas para os próximos anos da UFT.
