Atenção!
Projeto Espaço Lúdico Pedagógico da UFT celebra três anos de atuação e anuncia expansão em 2025
Neste mês de abril, o Projeto de Extensão Espaço Lúdico Pedagógico da Universidade Federal do Tocantins (UFT) comemora três anos de atuação no acolhimento de filhos e filhas da comunidade acadêmica nos cinco câmpus da UFT. A iniciativa, vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), vem se consolidando como uma importante ação de cuidado, inclusão e apoio à permanência estudantil.
Embora a institucionalização formal do projeto tenha ocorrido em maio de 2022, com a aprovação pelo Conselho Universitário da UFT, suas origens remontam aos anos de 2020 e 2021, período dedicado à concepção da proposta, captação de recursos e aquisição de materiais pedagógicos. Para celebrar esse marco, a equipe do projeto preparou um vídeo institucional, que apresenta os principais resultados e o impacto transformador da iniciativa na vida de estudantes, servidores e suas famílias.
Sobre o Projeto
Os Espaços Lúdicos Pedagógicos da UFT têm como objetivo proporcionar à comunidade acadêmica, com foco nos estudantes, um ambiente seguro e estimulante para o acolhimento de seus filhos durante suas atividades laborais e acadêmicas, promovendo o desenvolvimento integral das crianças.
Esta iniciativa é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão, com coordenação adjunta da Pró-reitora de Extensão, professora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem e coordenação técnica da servidora Ariadne Feitosa Rodrigues Muniz. O projeto também conta com equipes locais em cada câmpus, garantindo o acompanhamento pedagógico e administrativo de forma articulada e qualificada.
A professora Maria Santana destacou a relevância estratégica e social do projeto: “Este projeto nasceu do desejo de cuidar de quem cuida, de garantir que mães, pais e responsáveis possam estudar e trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão acolhidos em um ambiente seguro, afetuoso e pedagógico. É emocionante ver o quanto o Espaço Lúdico se tornou um lugar de afeto, de escuta e de transformação real na vida das famílias. E agora, com a expansão para o turno noturno em Gurupi e a fase piloto com a comunidade externa em Porto Nacional, damos mais um passo importante para tornar a universidade ainda mais inclusiva e conectada às necessidades do nosso tempo”, pontuou.
Expansão e novos atendimentos
Em 2025, o projeto dá mais um passo importante em sua trajetória de crescimento. O Câmpus de Gurupi passou a ofertar o atendimento no turno noturno, ampliando as possibilidades de apoio a estudantes com filhos. Já no Câmpus de Porto Nacional, foi iniciada uma fase piloto para atender também a comunidade externa, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Essa nova etapa busca promover estímulos adequados ao desenvolvimento infantil e contribuir para a redução das desigualdades educacionais, especialmente no que se refere ao acesso a espaços de cuidado e aprendizagem na primeira infância.
Reconhecimentos e conquistas
Desde sua criação, o Espaço Lúdico Pedagógico tem conquistado reconhecimento institucional e nacional. Em 2023, o projeto foi premiado com o 1º lugar no 3º Prêmio Prioridade Absoluta, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria Universidades – eixo Medida Protetiva. Ainda no mesmo ano, recebeu o 2º lugar na categoria Mérito Técnico no Programa de Reconhecimento e Valorização da UFT.
