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UFT alinha conceitos para o novo PDI em torno da metodologia
Nesta quarta-feira, 4 de agosto, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou a segunda reunião do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A pauta da reunião foi a padronização dos conceitos que serão utilizados durante todo o processo. O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Lemus, apresentou os conceitos principais, como ESG (Environmental, Social, and Governance) e governança, além de explicar os instrumentos de avaliação que servirão de base para a definição das políticas e ações da universidade.
A reunião contou com a participação de servidores e alunos da UFT e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube.
Foco em Governança e ESG
Eduardo Lemus destacou a importância de compreender os conceitos que serão trabalhados durante a elaboração do PDI. "A reunião teve como objetivo trazer para os líderes de grupos e interessados o entendimento sobre como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o Ministério da Educação (MEC) avaliam a universidade. Queremos que nosso PDI seja um instrumento eficaz de gestão, alinhado tanto com as diretrizes do Inep quanto com as cobranças do TCU", afirmou o pró-reitor.
Ele também mencionou como o Sistema Naus, software interno tem ajudado na gestão de todo o processo de governança da UFT e no monitoramento do PDI. O próximo encontro será dedicado a uma análise mais profunda dos componentes de cada grupo de trabalho, divididos em cinco grandes áreas: ensino de graduação e pós-graduação, extensão e assistência estudantil, gestão, ESG, e inovação em pesquisa.
Consulta pública em andamento
A UFT está com a consulta pública aberta para construir o PDI que abrangerá o período de 2026 a 2030. A consulta estará aberta até 30 de setembro e é destinada a toda a comunidade acadêmica, que pode participar informando os temas que considera relevantes para discussão nas assembleias de cada categoria: docentes, discentes, técnicos-administrativos, e servidores terceirizados.
Para participar, cada interessado deve selecionar até cinco temas apresentados ou sugerir novos, além de indicar sua categoria de pertencimento. As assembleias presenciais serão realizadas entre os meses de outubro e novembro.
