UFT inicia oferta de transporte universitário gratuito em Porto Nacional
CONQUISTA
UFT inicia oferta de transporte universitário gratuito em Porto Nacional
Comunidade acadêmica comemora resultado de demanda histórica
Por Daniel dos Santos e Revisão: Paulo Aires | Publicado em 05/08/2024 - 13:16 | Atualizado em 05/08/2024 - 18:11
Compartilhe:
A partir desta segunda-feira (5), teve início o transporte universitário gratuito em Porto Nacional. O recurso para execução é proveniente da própria UFT. A Reitoria bem como a Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap) e Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad), após apresentação de estudos e das diversas ações da comunidade sobre o tema, realizaram esforço administrativo para atendimento desta demanda. A novidade atende às demandas da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Tocantins.
O estudante Vinicius Fidelis Xavier está no terceiro período de Relações Internacionais e comenta que os ônibus rodando em Porto Nacional são uma grande vitória. “Os estudantes vêm há anos implorando pela oferta de transporte no município, facilitando a nossa vida com a mobilidade urbana e evitando gastos desnecessários que, às vezes, fazem falta para um estudante. Estou profundamente realizado com o início dessas duas rotas, que facilitam o nosso movimento dentro do município”.
A diretora do Câmpus da UFT em Porto Nacional, Etiene Fabbrin, destaca o esforço necessário para viabilizar o início do transporte universitário gratuito em Porto Nacional. “Esta demanda nos é muito cara enquanto comunidade acadêmica. Vivemos anos e anos de luta pelo transporte público em nossa cidade, e temos sofrido com evasão e outras situações amargas. Este é o primeiro passo para que em um futuro próximo possamos ter um transporte público de qualidade em nossa cidade, promovido por quem de fato tem esta obrigatoriedade constitucional. Agradeço aos estudantes, aos servidores do câmpus que não mediram esforços para este trabalho, ao reitor da UFT, professor Bovolato, e aos meu colegas professores que estão à frente do tema há muitos anos, Maurício, Neila, Gleys e Rodolfo”.
Orientações
serão executadas duas rotas matutinas
exclusivo para a comunidade acadêmica: estudantes, técnico-administrativos, professores e servidores terceirizados
esteja no ponto com antecedência para não atrasar a viagem
mantenha o ônibus limpo para que todos possam utilizá-lo nas mesmas condições
Rotas
A Direção do Câmpus informa que, a princípio, serão duas rotas matutinas, e nas próximas semanas, serão estudadas demandas e horários para atendimento no período vespertino. No período noturno, a prefeitura municipal já oferece o serviço.