Atenção!
Últimos dias de inscrições para o Selo ODS Educação 2025
Estão abertas as inscrições para o Selo ODS Educação 2025, uma iniciativa que visa reconhecer e valorizar ações educacionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). O programa é realizado pelo Instituto Selo Social e as vagas limitadas estão disponíveis de forma gratuita em www.selosocial.com/registrar, até o dia 30 abril.
Destinado a instituições de ensino da rede pública e privada, o selo é uma forma de destacar boas práticas que contribuam para a promoção da equidade, sustentabilidade, inclusão e qualidade na educação brasileira. Podem participar iniciativas ou projetos em andamento ou já concluídas que tenham gerado impactos positivos mensuráveis, especialmente nas comunidades escolares e territórios onde estão inseridas. Um dos critérios de certificação é demonstrar impactos social positivo no “ODS 4 – Educação de qualidade”. Para que a execução do programa seja viável, conta com patrocínio nacional da Editora Edebê.
Esta é a quarta edição do Selo ODS Educação, que teve a participação de instituições de todas as regiões brasileiras nos anos anteriores.
Como se inscrever:
As inscrições para o ciclo 2025 estão abertas até o dia 30/04/2025, exclusivamente em selosocial.com/registrar. Basta selecionar a opção Brasil (Instituições de Ensino) e realizar o pré-cadastro. Após a confirmação da inscrição, enviada por e-mail em até três dias úteis, as instituições receberão login e senha para acessar a plataforma exclusiva da certificação e iniciar a submissão de projetos.
Critérios de certificação e ODS 18
A edição conta com os seguintes critérios para quem deseja ser certificado: Comprovar contribuição significativa para o ODS 4 – Educação de Qualidade; Demonstrar impacto interno (na comunidade escolar) e externo (na comunidade local) das iniciativas; Promover ações, espaços ou atividades de discussão sobre os ODS no ambiente educacional.
Outra novidade deste ano é que os participantes do Programa Selo Social poderão submeter iniciativas relacionadas ao ODS- 18, que trata de Igualdade Étnico-racial. O novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável foi proposto pelo Brasil como forma de acelerar a garantia de igualdade para pessoas negras e indígenas. A plataforma do Selo já contempla o novo ODS.
O reconhecimento oficial para as instituições certificadas será realizado no início de 2026, em cerimônia no Recife, tendo como organização anfitriã a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.
O Instituto Selo Social representa a sociedade civil na Comissão Nacional Para os ODS – CNODS. Outras informações acompanhe as atualizações do Selo ODS no Instagram.
Leia também:
