A Arquitetura é a arte e a técnica de projetar edificações ou ambientes para abrigar as diferentes atividades humanas. Nesse sentido, o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo geral formar profissionais capacitados para projetar, planejar e gerenciar construções, bem como a realizar intervenções em espaços públicos e privados.
Por uma perspectiva mais ampla, essa graduação também busca preparar os alunos para lidar com grandes desafios contemporâneos, como as questões de sustentabilidade ambiental e acessibilidade, além de promover a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes a respeito de temas como a preservação do patrimônio, a paisagem humana no contexto social e cultural, e as formas de ocupação e utilização dos espaços urbanos, especialmente considerando as particularidades do estado do Tocantins e da Região Norte do país.
Dessa forma, os profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo são capazes de atuar em diversas áreas, como planejamento urbano, arquitetura de interiores, projetos paisagísticos, patrimônio histórico e outros, tanto no setor público quanto no setor privado.
O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da UFT foi criado em 1993, ainda na Universidade do Tocantins (Unitins), tendo sido incorporado à Universidade Federal do Tocantins em 2000. Essa graduação engloba tanto disciplinas teóricas, como estética e história da arte, quanto disciplinas de caráter mais prático, onde os alunos e as alunas aprendem cálculo estrutural, características e aplicações de diferentes materiais, técnicas e tecnologias de construção, normas de instalações prediais e outros tópicos. Seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), atualizado em 2022, trouxe dinamização na sua estrutura curricular e mais oportunidades de práticas extensionistas aos estudantes, com o objetivo de formar excelentes arquitetos e arquitetas no contexto local de Palmase regional.
O Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo é oferecido na modalidade presencial, em turno integral, no Câmpus de Palmas, e tem duração mínima de dez semestres (cinco anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.