A Enfermagem é campo de estudo e prática profissional voltado para o cuidado e promoção da saúde. É uma disciplina científica que abrange conhecimentos teóricos, habilidades clínicas e competências éticas necessárias para fornecer cuidados de enfermagem de qualidade. Possui uma variedade de saberes, como anatomia, fisiologia, farmacologia, epidemiologia, ética, gerenciamento de casos e habilidades de comunicação. Além disso, a enfermagem engloba experiências clínicas em diferentes contextos de cuidado, pesquisa e extensão.
O Bacharelado em Enfermagem possibilita oportunidades para que os graduados e graduadas atuem em hospitais, clínicas, unidades de saúde da família, instituições de longa permanência, centros de reabilitação, escolas, empresas de saúde ocupacional, entre outros. Além disso, os egressos podem se envolver em pesquisa na área da saúde, gestão de serviços de saúde, saúde coletiva e educação em saúde. O campo também oferece um leque de possibilidades no sentido de especializações em áreas específicas, como: enfermagem obstétrica, enfermagem pediátrica, enfermagem geriátrica, enfermagem em oncologia, entre outras.
Para ingressar na área da enfermagem, é importante possuir interesse genuíno em ajudar e cuidar das pessoas, habilidades de comunicação eficazes, empatia, ética profissional e capacidade de trabalhar em equipe. A enfermagem requer atenção aos detalhes, capacidade de tomar decisões rápidas e precisas, além de lidar com situações complexas. Também são pontos positivos e necessários, o pensamento crítico e a capacidade de se adaptar a ambientes dinâmicos.
Na UFT, o Curso de Bacharelado em Enfermagem do Câmpus de Palmas foi criado em 2009, e seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi planejado no mesmo ano, proporcionando uma estrutura curricular dinâmica e com mais possibilidades aos estudantes, que podem completar sua formação baseado nas tendências humanitárias, interdisciplinares e focando na transformação do conhecimento em tecnologia passível de utilização populacional, no âmbito da Amazônia Legal e da região tocantinense. Durante os estudos, o/a graduando/a formará um conhecimento generalista, adquirido através da perspectiva humanística de cada comunidade.
O Curso de Bacharelado em Enfermagem doCâmpus de Palmasda UFT é presencial, com aulas no período integral, e duração mínima de nove semestres (quatro anos e meio)
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.