A Filosofia é uma disciplina que busca compreender e questionar os fundamentos da existência, conhecimento, valores, ética e realidade. Ela se preocupa em explorar as perguntas mais profundas sobre a natureza do mundo, o significado da vida, a natureza da mente e da consciência, além de examinar criticamente as crenças e pressupostos subjacentes à nossa compreensão do mundo. As pessoas formadas nessa área procuram promover o pensamento crítico, a reflexão racional e a busca por respostas fundamentadas, incentivando a análise rigorosa e a investigação sistemática de questões fundamentais da existência humana.
O Curso de Filosofia no grau de Licenciatura possui ênfase na formação de docentes e oferece uma formação sólida que permite aos egressos e egressas atuarem como professores/as no Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, os profissionais podem seguir carreiras em pesquisa, consultoria, assessoria e análise crítica em instituições públicas e privadas.
Na área apresentada, o pensamento crítico e a capacidade de análise são fundamentais, permitindo que o/a estudante avalie argumentos, teorias e sistemas de crenças de forma rigorosa e independente. A habilidade de construir e comunicar argumentos lógicos, tanto por escrito quanto oralmente, é essencial para expressar suas ideias e persuadir de maneira clara e convincente. Além disso, a disposição para a leitura atenta, a pesquisa aprofundada e a curiosidade intelectual contínua são características que podem beneficiar e enriquecer seu aprendizado e jornada no campo da Filosofia.
O Curso de Licenciatura em Filosofia da UFTfoi criado em 2007 e seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), atualizado em 2018, possui compromentimento com o dinamismo e flexibilidade de modo atualizado, proporcionando a melhor experiência acadêmica para os novos/as alunos/as. As políticas desta graduação estão articuladas para corresponder as exigências do cenário mundial, brasileiro, tocantinense, amazônico e do município de Palmas, visando a interação da Universidade com a sociedade civil. A formação também busca a construção curricular interdisciplinar, para garantir uma formualção teórica capaz de interagir com diversas áreas do conhecimento, de modo democrático, sensível e relevante. Para atingir o objetivo geral dessa disciplina, o estudante deve se formar no decorrer de seus estudos, para atuação educacional na região amazônica, e por meio do conhecimento de sua rica tradição, ser capaz de lidar com questões contemporâneas da sociedade numa abordagem reflexiva e interdisciplinar.
O Curso de Licenciatura em Filosofia do Câmpus de Palmasda UFT é presencial, com aulas no período noturno, e duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.