A Nutrição é uma área da ciência que estuda os alimentos e sua relação com a saúde e o bem-estar humano. Envolve a análise dos nutrientes presentes nos alimentos, suas funções no organismo, as necessidades nutricionais individuais e os processos de digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes. A nutrição busca promover uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades de cada pessoa, considerando fatores como idade, sexo, nível de atividade física e condições de saúde. Além disso, também abrange a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas à alimentação, visando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida.
Após a conclusão do bacharelado em Nutrição, os graduados e graduadas possuem diversas oportunidades de atuação profissional. Eles podem trabalhar em diferentes ambientes, como hospitais, clínicas, unidades de alimentação coletiva, indústria alimentícia, empresas de alimentos e instituições de ensino e pesquisa. Além disso, podem se especializar em áreas como nutrição clínica, nutrição esportiva, nutrição comunitária, nutrição em saúde pública, entre outras.
Para ingressar na área apresentada, é importante que os estudantes possuam aptidões e habilidades específicas. Além do interesse pela área da saúde e da alimentação, é necessário ter aptidão para o estudo das ciências biológicas e químicas, bem como habilidades de comunicação e empatia para lidar com diferentes indivíduos. Capacidade de análise crítica, pensamento científico, habilidades de resolução de problemas e compromisso ético com a promoção de uma alimentação saudável também são características valorizadas. Os estudantes são incentivados a desenvolver essas habilidades por meio de atividades práticas, estágios supervisionados e projetos de pesquisa, preparando-os de forma abrangente para o exercício da profissão de nutricionista.
O Curso de Graduação em Nutrição da UFTfoi criado em 2007 e seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), atualizado em 2009, possui uma sólida descrição voltada para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e humanitária, visando a interdisciplinaridade, além da transformação do conhecimento em tecnologia acessível e passível de utilização pela população. No primeiro semestre, o aluno passará pelo Ciclo de Formação Geral, onde aprenderá sobre as bases para compreensão pertinente da realidade natural. Em seguida o Ciclo de Formação Profissional, será responsável por especificar de forma consistente as futuras demandas profissionais. A formação busca produzir nutricionistas comprometidos com a integralidade, e também identificados com os princípios estrututantes do SUS, para que assim, fique reconhecido as necessidades da saúde do ser humano individual e coletivo, nos vários ciclos da vida do tocantinense e do morador de Palmas.
O Curso de Bacharelado em Nutrição do Câmpus de Palmas da UFT é presencial, com aulas de modo integral, e duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.