O Direito é a área da ciência que trata das normas que organizam as relações entre pessoas e grupos em determinada sociedade e, não por acaso, é uma das mais antigas e tradicionais formações de nível superior que existem. As pessoas formadas nessa área têm a função de garantir os direitos da cidadania, assim como zelar pela harmonia e pela correção das relações entre cidadãos e cidadãs, empresas e o poder público.
Essa graduação tem como objetivo geral formar profissionais aptos a lidar com o sistema jurídico e oferece muitas oportunidades de carreira, tanto no setor público quanto no setor privado. Uma das mais comuns é a de advogado, que permite atuar em escritórios de advocacia ou como autônomo, prestando serviços jurídicos para empresas e pessoas físicas. Além disso, o bacharel ou a bacharela em Direito pode atuar como juiz/a, promotor/a de justiça e trabalhar em diversos órgãos como procuradorias, defensorias públicas e tribunais.
Na área do Direito é preciso gostar de leitura e também desenvolver habilidades de escrita, argumentação e interpretação de textos. Esse bacharelado é uma excelente opção para aqueles que tenham interesse sobre direitos humanos, queiram trabalhar com questões jurídicas e desejam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Na UFT, o Curso de Graduação em Direito da UFT foi criado em 2017. Seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), atualizado em 2020, tornou a sua estrutura curricular mais dinâmica e ofereceu mais possibilidades aos estudantes, com uma perspectiva voltada ao comprometimento com a situação regional do Tocantins e do município de Arraias. O curso tem como diretriz principal a aproximação com as políticas acadêmicas de desenvolvimento institucional, assistência, recursos humanos, informações e de relações nacionais e internacionais. Compreendendo esses aspectos, a formação busca ser um espaço que propicie progressões sociais, a interdisciplinaridade, a formação integrada à realidade social, a necessidade da educação continuada e o incentivo ao ensino, pesquisa e extensão.
O Curso de Direito do Câmpus de Arraias da UFT é ofertado presencialmente, com aulas no período noturno, e tem duração mínima de dez semestres (cinco anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
-
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.