A Educação do Campo é uma área que quando combinada à Música e a Arte possibilita uma imersão na cultura, nas lutas sociais e no campo brasileiro. A partir disso, o principal intuito dessa graduação é garantir uma reflexão/elaboração político/pedagógica específica sobre a educação para o trabalho, a educação técnica, tecnológica e científica a ser desenvolvida especialmente na Educação Básica de nível médio e nos anos finais da Educação Fundamental.
Como licenciados/as na área, os/as profissionais atuam, prioritariamente, em comunidades rurais como professores/as nos ciclos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esses profissionais buscam desenvolver a relação entre o ensino de Arte e Música no contexto do campo brasileiro, a fim de promover políticas públicas que garantam o direito da população do campo à uma educação que seja no e do campo.
Na área de Educação do Campo é preciso que os acadêmicos e acadêmicas sejam participativos e que gostem de lidar com pessoas. Isso porque, durante todo o percurso formativo do curso, irão articular ações integradas entre ensino, pesquisa e extensão voltadas para demandas da Educação do Campo num diálogo entre o espaço cotidiano do/a aluno/a e uma reflexão sobre essa realidade em sala de aula.
Na UFT, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo conta com atividades presenciais e se apoia em duas dimensões de alternância formativa integradas: o Tempo-Espaço Comunidade e o Tempo-Espaço Universidade. As atividades que constituem a primeira dimensão são realizadas no espaço cotidiano do estudante para que ele possa refletir sobre os problemas, discutir com a comunidade e colegas e levantar hipóteses acerca das soluções possíveis. Esta dimensão se concretizará em sala de aula, a cada retorno para as atividades de “tempo universidade”, mediante discussões e socializações no município de Arraiase no Tocantins.
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo foi criado em 2013 no Câmpus de Arraias. O curso é ofertado de forma integral na UFT e tem duração de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
-
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.