As Ciências da Educação lidam com os processos de ensino e aprendizagem, analisando metodologias, práticas pedagógicas e o impacto da educação na sociedade. A Educação Escolar Quilombola insere-se nesse cenário como uma modalidade de ensino voltada para a valorização das culturas quilombolas, garantindo uma formação acadêmica que respeita a história, os saberes e as especificidades dessas comunidades. Pessoas formadas nessa área atuam como educadores comprometidos com a transmissão de conhecimentos que reforçam a identidade e os direitos das populações quilombolas.
O Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola prepara os estudantes para enfrentar os desafios da educação em comunidades quilombolas e escolas que atendem essa população. Com isso, os egressos e egressas têm a possibilidade de trabalhar na docência da Educação Básica, desenvolvendo práticas pedagógicas que dialogam com os valores, tradições e a história dos quilombolas. Além disso, é possível atuar em projetos educacionais, pesquisa, gestão escolar e em políticas públicas voltadas para a educação e inclusão social.
Para os/as interessados/as nesse curso, é importante possuir sensibilidade social, interesse pela valorização das culturas quilombolas, capacidade de pesquisa e compromisso com a justiça social. Os/as profissionais dessa área precisam ter habilidade para atuar em contextos educacionais diversos, respeitando a territorialidade e a ancestralidade quilombola. Além disso, o conhecimento sobre políticas educacionais e direitos étnico-raciais é fundamental para o desenvolvimento de uma prática docente crítica e transformadora.
O Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola foi criado para atender às demandas das comunidades quilombolas do Tocantins e regiões próximas. Sua implementação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Arraias, reflete o compromisso da instituição com a formação de educadores preparados para atuar nessa modalidade específica de ensino. O curso está estruturado para oferecer uma formação baseada nos princípios da educação intercultural, promovendo a valorização dos saberes tradicionais quilombolas e a construção de uma prática pedagógica contextualizada.
O Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola do Câmpus de Arraias é ofertado presencialmente e tem duração mínima de oito semestres (quatro anos). A estrutura curricular contempla disciplinas teóricas e práticas, estágios supervisionados e atividades de extensão, garantindo uma formação integral e comprometida com a realidade das comunidades quilombolas.
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
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Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.