A Matemática é a ciência que estabelece conceitos e técnicas para a compreensão de fenômenos. O seu campo de estudo se baseia nas propriedades das quantidades, das estruturas, dos padrões e das relações abstratas. As pessoas formadas nessa área buscam solucionar problemas complexos e desenvolver habilidades de raciocínio lógico e dedutivo.
Essa graduação tem por objetivo a formação de professores na área, para atuarem na Educação Básica, com conhecimentos técnico-científicos, articulando a Ciência Matemática, a Educação e a Educação Matemática. Dessa maneira, o egresso e a egressa do Curso de Licenciatura em Matemática podem se dedicar à pesquisa científica em instituições acadêmicas, contribuindo para o avanço do conhecimento matemático.
Na área da Matemática é essencial ter paixão por desvendar padrões e solucionar problemas desafiadores, mostrando capacidade de abstração e de raciocínio lógico. A habilidade de comunicar conceitos matemáticos de forma clara e acessível também é valorizada, pois permite compartilhar o conhecimento com outras pessoas.
Na UFT, o Curso de Licenciatura em Matemática foi oferecido, inicialmente, pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, tendo iniciado suas atividades em 1995. Desde sua criação, o curso passa por um processo de mudanças, principalmente em termos de criação de recursos didáticos, que visa oferecer mais qualidade no ensino regional e no município de Arraias. No segundo semestre de 2008, o Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT), foi criado em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) tanto no bacharelado quanto na licenciatura, como um programa de extensão, representando a construção coletiva dos professores.
O Curso de Matemática do Câmpus de Arraias da UFT é presencial, com aulas nos turnos matutino e noturno, e tem duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.