O Turismo é um fenômeno social complexo e requer estudo e a compreensão em suas múltiplas dimensões, relacionando as ciências sociais e as ciências econômicas. As pessoas formadas nessa área reconhecem os contrastes entre diferentes modos de pensar o ambiente e possuem conhecimento e compreensão da riqueza cultural e natural do mundo.
Essa graduação tem como princípio a formação humana e o desenvolvimento sustentável numa perspectiva que alinha o crescimento econômico ao progresso de igualdade social e preservação do patrimônio natural. Dessa maneira, o egresso e a egressa do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental garante que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas, sem comprometer o atendimento das populações futuras. Dentre as atividades relacionadas ao setor estão a visualização dos cenários sociais, as turbulências políticas e econômicas, o ambiente de competição, as formas de mercado, as tendências culturais dos grupos e as transformações necessárias no setor turístico regional e nacional.
Na área do Turismo é fundamental ter habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, senso crítico e analítico, como também uma visão sustentável e responsável. A capacidade de adaptação a diferentes realidades culturais e a busca constante por atualização e aprendizado também são aptidões valorizadas nesse curso proativo e em constante evolução em Arraias.
Na UFT, o Curso de Tecnologia em Turismo Patrimonial e Socioambiental foi criado em 2013 e seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), atualizado em 2022, tornou a sua estrutura curricular mais dinâmica e com mais possibilidades para os/as estudantes. A implantação do curso veio para qualificar profissionais para a realidade local de Arraias, buscando valorizar a riqueza dos atrativos turísticos naturais e patrimoniais do município e de regiões próximas. O seu outro propósito é inserir o Tocantins na conjuntura econômica da Amazônia Legal, por meio de especialistas habilitados/as e capazes de desenvolver atividades com competência, ética e responsabilidade, pautadas não somente no fator socioeconômico, mas também nos fatores ambientais, culturais e patrimoniais.
O Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental do Câmpus de Arraias da UFT é presencial, com aulas no período noturno, e duração mínima de seis semestres (três anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
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Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.