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Sobre o PPGEMaT
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT), sediado no Câmpus Universitário Prof. Dr. Sérgio Jacintho Leonor - Arraias, foi aprovado na 233ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizada nos dias 14 a 18 de outubro de 2024, divulgada no site da CAPES no dia 29 de outubro de 2024, recomendado e homologado pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União nº, 43, de 5 de março de 2025, e reconhecido pela Portaria MEC nº. 214, de 20 de março de 2025.
O PPGEMaT é constituído pelo Curso de Mestrado, na modalidade Acadêmica, presencial, vinculado à área de Ensino da Capes (Área 46), em Associação, tendo a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como instituição executora e as demais instituições associadas: Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Missão
Formar pesquisadores no campo da Educação Matemática com inovação, inclusão e qualidade, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal Brasileira.
Visão
Ser reconhecido, ainda em seu primeiro quadriênio, como um programa de pós-graduação de qualidade, inclusivo e inovador, alicerçado no campo da Educação Matemática e em consonância com as demandas da Amazônia Legal Brasileira.
Valores
- Respeito à vida e à diversidade
- Transparência
- Comprometimento com a qualidade das pesquisas
- Respeito para com os sujeitos sociais
- Ética na pesquisa
- Inovação Tecnológica Educacional
- Desenvolvimento sustentável
- Equidade e justiça social
- Formação Ético-política
- Inclusão social
- Respeito à vida e à diversidade
Objetivos
Formar pesquisadores na área de Educação Matemática capazes de compreender os processos de formação de professores, ensino e aprendizagens de matemáticas, comprometidos com os contextos históricos, sociais e culturais.
Objetivos Específicos
Desenvolver pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagens, de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemáticas em contextos socioculturais e inclusivos;
Estimular a produção e socialização do conhecimento científico na área de Educação Matemática;
Colaborar com propostas inovadoras de inserção de tecnologias integradas aos processos de ensino e de aprendizagens de matemáticas na Amazônia Legal Brasileira, especialmente no Estado do Tocantins.
Consolidar grupos de estudos e pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagens e formação de professores que ensinam matemáticas.
Fortalecer os Laboratórios de Ensino e de Educação Matemática voltados para a formação e para a pesquisa dos professores que ensinam Matemática nas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e na Educação Básica.
Ficha Técnica
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | PPGEMAT ARRAIAS |
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Código e link na Plataforma Sucupira: | - |
Nível: | Mestrado |
Modalidade: | Acadêmico |
Modalidade de Ensino: | Educação Presencial |
Área Básica: | Ensino de Ciências e Matemática |
Área de Avaliação: | Ensino |
Local: | Câmpus de Arraias |
Data de Início: | - |
Nota do curso de Mestrado (Avaliação Capes): | - |
